• Carregando...
Descontração e inspiração na África para acompanhar os jogos da Copa é a proposta das arquitetas Zirnai Gomes e Ana Letícia Andrade | Fotos: Ivonaldo Alexandre/ Gazeta do Povo
Descontração e inspiração na África para acompanhar os jogos da Copa é a proposta das arquitetas Zirnai Gomes e Ana Letícia Andrade| Foto: Fotos: Ivonaldo Alexandre/ Gazeta do Povo
  • Claudia Guérios usou espelhos para ampliar e cores sóbrias para transmitir a sensação de aconchego no projeto do Quarto de Casal na mostra

Salas, quartos, varandas e outros ambientes compõem a mostra Casa de Ideias montada na loja Ton Sur Ton desde a última sexta-feira. O evento, que está na quarta edição, tem 17 espaços assinados por diferentes escritórios de arquitetura. Há projetos para áreas internas e externas e entre as inspirações estão as cores e objetos africanos, motivados pela realização da Copa do Mundo na África do Sul, em junho. "As cores mais naturais, a imitação da pele de animais, como zebras e girafas, e os objetos de decoração que lembram a África compõem ambientes muito aconchegantes", diz a arquiteta Zirnai Gomes que, junto com Ana Letícia Andrade, assina o projeto de uma varanda ou sacada coberta.

Elas optaram por móveis de madeira de demolição, combinados a poltronas e uma chaise longue de fibra sintética, que podem ser usados na área externa, resistem à chuva e ao sol e têm almofadas de tecido impermeável. Outro detalhe é o adesivo de parede re­­produzindo um casal de zebras.

"Como se está no clima de Copa do Mundo optamos por fazer um home na área externa. Há uma tevê de LCD e uma mesa de centro, com tampo de pedra, que tem um balde de gelo acoplado. Assim é possível ter bebidas na temperatura ideal à mão", completa a arquiteta. Quem visitar o espaço poderá assistir a documentários com lances e curiosidades dos mundiais de futebol.

Tons

Seguindo as tendências de tons terrosos e naturais, a arquiteta Claudia Guérios projetou um quarto de casal na mostra. "O ambiente tem pé-direito muito baixo (2,04 metros) e era preciso evitar que ficasse claustrofóbico. Foram usados espelhos para revestir a cabeceira e teto", comenta a arquiteta.

Para equilibrar a decoração, o piso, o papel que reveste as paredes laterais, os móveis e o tapete seguem tons sóbrios. "Como o es­­pelho pode dar uma sensação de invasão, usei tons naturais que res­­gatam o aconchego", diz Claudia.

Outros espaços que chamam a atenção na mostra são as salas de jantar e estar, com propostas modernas, como a assinada pelo arquiteto Luiz Maganhoto e pelo designer Daniel Casagrande. Uma grande mesa de vidro quadrada ocupa o centro ladeada por dois aparadores. Espelho, uma luminária redonda e detalhes em cores escuras completam o espaço.

Em uma das três vitrines da loja, há outra sala de jantar projetada pela arquiteta Yara Mendes. Ela investiu na mistura de móveis modernos com releituras de clássicos. "Usei uma mesa de madeira pintada de branco com tampo de vidro e uma releitura de cadeiras medalhão pretas com detalhes em bronze", afirma. A iluminação segue tendência contemporânea, com um lustre de cristal azul.

As outras vitrines também apresentam salas: um living, decorado por Angela Russi, Patrícia Borba de Paula Soares e Daniele Lopes, e um estar social com jantar, assinado pela arquiteta Yvone Miyamura.

Todos os profissionais usaram móveis e objetos de decoração à venda na loja. "A Ton Sur Ton está completando 25 anos e desde a abertura procuramos manter uma proximidade com os profissionais da decoração. Com a Casa de Ideias conseguimos unir o trabalho deles ao nosso e mostrar aos consumidores sugestões para uma casa bonita e moderna", diz a proprietária da loja, Sonia Elias.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]