• Carregando...

"As mãos expressam sua personalidade e tudo o que você está sentindo." A frase, do artista Luiz Gagliastri, é um resumo do que para ele é uma obra-de-arte. Além do profissional ter mãos hábeis para esculpir o que quer, são elas as vedetes de suas criações.

Um punho fechado simboliza força e poder. Dependendo da forma com que os dedos são esculpidos, segundo Gagliastri, as mãos podem significar amor. "As pontas dos dedos dobradas (como as de um tigre) são para mim a representação do ódio, um ataque. Já as duas palmas juntas são um louvor à Deus", diz.

A prática de entender os significados desta parte do corpo são reflexos nas suas obras: esculturas e monumentos que devem transmitir alguma coisa às pessoas. Em uma de suas peças, de nome Liberdade, a figura alada é uma interpretação do desejo dos seres humanos em levantar vôo. "É uma representatividade de quem sabe com segurança de onde veio e para onde vai", afirma. Há também a mistura do que é concreto com o que é abstrato. "Trabalho com este jogo para interagir com as pessoas que observam a arte em exposição."

Apesar de ter cursado (sem terminar) engenharia industrial no antigo Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná, Gagliastri afirma que desde pequeno sua vocação foi ser artista. "Minha família é de Florença, na Itália, país de Michelângelo e cidade onde ele passou parte da infância e adolescência. Curiosamente nasci na mesma data e hora que ele (6/03, às 17 horas). Pode ser coincidência ou não, mas me identifico com a personalidade do pintor e escultor."

Entre as obras de sua autoria, estão portais de cidades como Jaraguá do Sul (SC), Americana (SP) e São Francisco do Sul (SC). Sobre as esculturas ele cita a Escalada Feminina (obra que está no hall do Estação Embratel Convention Center), Anima Mundi (localizada em frente à churrascaria Anjo Dourado) e a dos Imigrantes Italianos, em frente aos vinhos Durigan, de Santa Felicidade. Dom Quixote e São Francisco de Assis são duas figuras na qual ele se especializou. "Não tenho religião específica, só acredito em Deus. Mas penso que todos deveriam ser como São Francisco – um exemplo de como as pessoas devem se portar na vida – e Dom Quixote – a imagem do sonhar e vencer o inimigo impossível."

Gagliastri utiliza técnicas como a dupla fusão (bronze e alumínio) para criar esculturas. Também trabalha com pedras brasileiras, cernes (blocos de madeira intactos que se perderam nas queimadas) e mármore sintético. Inaugurou, na última quinta-feira, o Centro Cultural Gagliastri, onde expõe e vende suas obras-de-arte.

Perfil

Nome: Luiz GagliastriIdade: não informada.Área de atuação: criação de esculturas e monumentos. Empresa: Centro Cultural Gagliastri.Endereço e telefone: Rua Rio Cristal, n.º 22. Bairro Jardim Boa Vista, Pinhais-PR. Telefone: (41) 3551-1869 e site: www.gagliastri.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]