• Carregando...
Entre seus projetos mais conhecidos estão a boutique semitrans­­parente da Louis Vuitton, em Singapura (foto da capa), e a Chanel Tower de Tóquio, cuja a fachada é composta por mais de 700 mil lâmpadas LED | Tony/Shutterstock
Entre seus projetos mais conhecidos estão a boutique semitrans­­parente da Louis Vuitton, em Singapura (foto da capa), e a Chanel Tower de Tóquio, cuja a fachada é composta por mais de 700 mil lâmpadas LED| Foto: Tony/Shutterstock
  • O projeto da sede da Asia Shipping, em Curitiba, traz a tradição, o conceito e os valores da marca como influências de Marino no trabalho das arquitetas
  • Caroline Andrusko (direita) e Eliza Schuchovski, formaram-se em arquitetura pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), em 2004, e juntas comandam a Perffectta Arquitetos Associados. Caroline ainda é mestre em Gestão Urbana pela PUC-PR

Com um estilo único e excêntrico, Peter Marino é hoje um dos nomes mais importantes da arquitetura e do design de interiores mundial. Formado em 1971 pela Cornell University, o norte-americano começou a carreira renovando o projeto da Factory, o ateliê de Andy Warhol – grande nome da pop art dos anos 70 – de quem se tornou amigo. Foi pioneiro no segmento de projetos comerciais e hoje é um dos profissionais mais requisitados do mundo fashion.

O arquiteto imprime seu selo dramático em projetos de grandes marcas, como Chanel, Louis Vuitton, Christian Dior e Ermenegildo Zegna, e é responsável pela redefinição do conceito de boutiques de luxo. Suas obras carregam uma abordagem entre o clássico e o contemporâneo, buscando linhas limpas, modernas e utilizando materiais sofisticados. O profissional valoriza a história e a identidade de cada marca na hora de projetar e tem o cuidado de utilizar arte em suas criações.

Sempre vestindo looks de couro preto e óculos escuros, Peter Marino fundou seu escritório em 1978, em Nova York, e hoje conta com uma equipe de 160 colaboradores. Entre seus projetos mais conhecidos está a Chanel Tower de Tóquio, que tem a fachada composta por mais de 700 mil lâmpadas LED. Além dos projetos comerciais, o arquiteto atua nos segmentos cultural e residencial, assinando casas de vários membros de famílias nobres do Oriente Médio e de grandes nomes da elite internacional.

O arquiteto das grifes

"Estamos sempre viajando em busca de atualizações e das últimas tendências da área, e foi assim que conhecemos o trabalho de Peter Marino. Estive [Eliza] recentemente em Londres e tive o privilégio de visitar alguns dos mais importantes projetos do arquiteto, além de conferir sua atuação no planejamento de espaços comerciais e o impacto deles na valorização da marca.

Em recente passagem pela Ásia, eu [Caroline] também pude conhecer as principais flagship stores que levam a assinatura do arquiteto em Taiwan, Tóquio, Shangai e Hong Kong, como a boutique semitransparente da Louis Vuitton, que recebeu o prêmio de honra do Instituto AIA, em 2007.

É incrível perceber como os projetos de Marino são bem resolvidos e completos. O arquiteto pensa em tudo, desde o som e a iluminação até o cheiro dos ambientes. Ele também explora muito a imagem digital, que proporciona sensações de movimento nos espaços. Outro ponto importante é o destaque e a valorização da marca em suas criações, que resgatam a tradição e traduzem os valores e conceitos das grifes e aquilo que elas querem passar para seus clientes. Por isso, as obras do arquiteto causam diversas sensações nos visitantes.

Como nosso escritório tem atuado muito em projetos comerciais com foco grande no varejo, admiramos e nos inspiramos em Marino para compor os ambientes. Com ele, compreendemos como é fundamental ter o conhecimento completo do cliente, além de saber valorizar a funcionalidade e a criação de uma atmosfera que traduza a imagem de uma marca."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]