Luminária da linha Ecomoods, da Philips, mais acessível à classe média alta. Preço aproximado: R$ 1.500| Foto: Philips/Divulgação

Design

Modelos de estilos variados

Não há uma única tendência no desenho, formato e cores das luminárias, e sim um leque de estilos e materiais para o consumidor escolher de acordo com o seu jeito. Na Expolux 2010, peças de acrílico e alumínio (como as da paulista Tupy), tecido (como as da Art Maison), recortadas a laser conviveram muito bem com peças artesanais feitas com matérias-primas naturais, como o barro e a fibra de bananeira (como as das marcas Paelolítico, outra paulista, e Vera Vignatti, artesã gaúcha).

"Temos 23 anos de experiência no ramo têxtil e há três iniciamos a produção para a área de iluminação. Os padrões que recortamos nos tecidos com a ajuda do computador vêm de muita pesquisa, viagens. Os desenhos românticos, em camadas e o Movie (padrão que imita uma película de cinema) têm sido os mais aceitos pelos consumidores", conta Fernando Bernucci, um dos designers e sócios da Art Maison.

A artesã gaúcha Vera Vignatti espera ampliar as vendas de suas peças de barro queimado a 1.200 °C, com um visual retrô, para o sul do país. "Sou de lá, mas vendo mais para as outras regiões. Todas as peças são feitas por mim, até mesmo o esmalte de algumas luminárias com estrutura de ferro foram desenvolvidos por mim. O barro queimado a altas temperaturas não escurece e nem cria limo, é altamente resistente e duradouro", frisa Vera.

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Pendente redondo triplo da Art Maison, em desenho em tecido recortado com laser. Preço sugerido: R$ 3.657
Pendente Verão, da artesã gaúcha Vera Vigantti, feito em barro e ferro. Preço sob consulta
Lâmpada de LED de 5 W Econic, da Philips, tem 25 mil horas de vida útil e deve chegar às lojas com o preço de R$ 110
Lâmpada Master LED de 12 W, da Philips, com vida útil de 45 mil horas. Deve chegar nas lojas em agosto com o preço de$ 220
Lâmpada fluorescente compacta Vela, da Golden. Ainda sem preço
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Um estande inteiro com vá­­rios lançamentos em lâmpadas e luminárias de LEDs pró­­ximo de outro com pe­­ças artesanais feitas a partir do barro e do ferro. Isso exemplifica bem o que foi a 12ª edição da Feira Inter­na­­cional da Indústria da Iluminação, a Ex­­polux, feita este ano junto com a maior feira de construção civil do país, a Feicon Batimat 2010.O primeiro estande é o da Philips. A marca, que também é conhecida em outros setores, como o de eletroeletrônicos domésticos, investiu pesado em sua mais antiga vocação e levou à feira linhas residenciais no­­vas que usam a tecnologia do LED (si­­gla que significa diodo emissor de luz) para levar economia e beleza às casas brasileiras. E isso com preços bem mais baixos do que anos atrás: a partir de R$ 1.500 será possível le­­var uma luminária com a tecnologia, do tipo pendente e botão dimerizável (que regula a intensidade da luz) para casa. A luminária em questão é a Eco­­moods, apenas um dos lan­­çamentos da Philips na Expolux 2010.Uma das lâmpadas lançadas é a Econic. "Ela tem 5 W de potência e subs­­­­titui uma incandescente de 25 W facilmente e com mais vida útil. Enquanto a incandescente tem cerca de 1 mil horas de vida, a Econic tem 25 mil, ou cerca 25 anos em uma residência", explica o gerente regional de marketing de produto para a América Latina da Philips, Fernando Mendes. Essas lâmpadas chegarão às lojas com um preço médio de R$ 110.O grande trunfo da Philips é a Master LED, lâmpada que a empresa trouxe antes para a Expolux 2010 para depois apresentar, nesta semana, na Feira de Frankfurt, a mais importante do setor de iluminação no mundo."Essa lâmpada foi desenvolvida a partir de um desafio feito pelo depar­tamento de Energia dos Estados Uni­­dos que pediu aos fabricantes que desenvolvessem uma lâmpada de LED que substituísse a in­­candescente comum dentro de uma série de critérios", conta Men­des. Essa lâmpada tem 12 W e substitui as incandescentes de 60 W, com uma duração de 45 mil horas, com a façanha de ter uma temperatura de cor igual (2.700 K), que traz aquele mesmo tom amarelado e quente das in­­candescentes, muito mais confortável aos olhos humanos. "Consegui­mos isso com a mescla de um LED azul e uma cobertura fosfórica amarela", esclarece Men­des. A Master LED deve chegar ao mercado só em agosto ou setembro, com um preço estimado em R$ 220.Mais economiaA Golden, outra fabricante de produtos de iluminação, levou três lâmpadas fluorescentes eletrônicas em novos formatos e tamanhos menores (Globinho, Vela e Pêra). A empresa acredita que essa diversificação fará com que o mercado de fluorescentes, que é de 60% no Brasil, se­­gundo ela, cresça ainda mais, cerca de 15% só em 2010. Uma lâmpada fluorescente compacta economiza 80% de energia e duram oito vezes mais que as incandescentes comuns.

* A jornalista viajou a convite da Eternit S/A.

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