Características
O que a casa de madeira tem?
- Rapidez na construção, de 60 a 100 dias para erguer uma casa
- Limpeza na obra, pois a matéria-prima fica no local da indústria
- Nenhum desperdício de material
- As paredes já saem da fábrica prontas, o que diminui margem de erro em prumo, nível e esquadro das madeiras
- Madeira de lei, de reflorestamento, são usadas na construção e as mais comuns são o angelim pedra, a garapera, a maçaranduba e o jatobá
- Outras madeiras usadas, como pinus e eucalipto, são tratadas quimicamente, para aumentar durabilidade
- O tratamento da madeira já cria barreiras contra os danos causados por intempéries e insetos
- A indicação é que a manutenção da madeira seja feita periodicamente: pintar e envernizar as paredes, principalmente a que está direcionada para o norte, que recebe maior insolação
Fonte: Gazeta do Povo
Embora a escolha pelo tipo de material que vai compor sua casa dependa de muitos fatores subjetivos, a casa de madeira aparece como opção cada vez mais interessante, tanto pela estética quanto pelo preço e rapidez da construção. As casas pré-fabricadas de madeira ou mistas (onde alguns cômodos são de madeira e outros de alvenaria) vêm ganhando espaço no país. Com a abertura do crédito para a habitação, até mesmo esse tipo de construção vem se beneficiando. "Há pouco tempo, não tínhamos incentivo algum. Mas o com o incremento da construção civil, as casas de madeira e pré-fabricados estão recebendo estímulo", comenta Waldemir Kurten, proprietário da construtora Kurten, que faz casas de madeira e mistas.
Segundo ele, os bancos agora estão começando a dar garantia de financiamento para casas de madeira, o que anima o setor e reflete na tecnologia. "Com isso, nos últimos anos, conseguimos trazer tecnologia de fora, além de manter o sistema produtivo da matéria-prima a longo prazo", comenta.
A escolha ainda é bastante cultural, mas, de acordo com Kurten, o valor dos projetos começa a influenciar. O preço do metro quadrado para construir a casa de madeira custa entre R$ 1,5 mil e R$ 2,5 mil, dependendo do que o cliente vai inserir no acabamento. "É o mesmo preço da casa de alvenaria, às vezes até mais barato, dependendo da escassez de material e mão-de-obra no mercado convencional", argumenta.
O tempo da construção também é relevante na escolha pela casa de madeira. No sistema de placas de madeira pré-fabricadas, os painéis saem da fábrica prontos, com abertura de janelas, portas e dutos para sistema elétrico e hidráulico. "O terreno que vai receber a construção já está com uma base de concreto feita anteriormente e a montagem é rápida. Dependendo da metragem da casa, a estrutura inicial pode estar de pé em até 12 horas", conta Kurten.
Benefícios
Além das facilidades financeiras e de tempo, quem constrói casa de madeira elenca outros motivos para a escolha do material. "A madeira é um material que respira. Absorve umidade quando precisa e solta a umidade armazenada em tempos secos, atuando como um regulador de umidade dentro da casa", explica Friedrich Brügger, engenheiro da Holzhaus Arquitetura.
Waldemir Kurten comenta que o material confere conforto térmico e acústico mais facilmente que os imóveis de alvenaria. "O encaixe das peças é perfeito, por que foram cortadas por máquinas e isto confere um isolamento. Além disso, paredes com painel de cimento e vidros duplos também podem ser usadas em locais de clima mais frio", explica.
Para Pedro Moreira dos Santos, gerente comercial da Casas Curitiba, a predominância das casas de alvenaria ainda é questão de tempo. "A possibilidade de construir mais rápido, com matéria-prima que é reciclável e com maior oferta de mão-de-obra, aliada a alguns projetos que estão em andamento, que focam na beleza da madeira, farão com que o consumidor perceba que esse tipo de construção é interessante", diz.
As casas de madeira ainda são produto pouco conhecido, geralmente feito por pessoas que estão construindo a segunda ou terceira casa. "Embora não exista nenhuma restrição de terreno ou entorno, as casas de madeira costumam ser feitas em ambiente de praia ou rural", comenta Brügger.
Com STF politizado, fugas de réus da direita se tornam mais frequentes
Estatais batem recorde na Lei Rouanet enquanto contas públicas fecham no vermelho
Trump analisa novas ações militares contra o Irã enquanto protestos se intensificam
Cientistas brasileiros avançam em diagnóstico de Alzheimer a partir de exames de sangue