• Carregando...
Ficha da prisão de Sônia Hadad Hernandes, divulgada pela polícia de Palm Beach, nos EUA | Divulgação/Polícia de Plam Beach
Ficha da prisão de Sônia Hadad Hernandes, divulgada pela polícia de Palm Beach, nos EUA| Foto: Divulgação/Polícia de Plam Beach

A empresa paranaense Caça Ruídos possui vários produtos feitos com raspas de pneus usados, explica o proprietário Gilberto Lunardon. O carro-chefe são as mantas acústicas, usadas na laje de apartamentos para abafar ruídos e entre as paredes de drywall (chapas de gesso). Já o piso é feito sem nenhuma emenda e, geralmente, utilizado em playground. "É mais macio. Se a criança cai, ela não se machuca. Além disso, tem um bom sistema de drenagem e pode ser colorido", explica. Outro produto são os vasos que imitam os xaxins. A principal vantagem é que ele não apodrece. O xaxim natural está ameaçado de extinção e sua exploração proibida.

Telhas de tubo de creme dental

A Engeplas, de Curitiba, produz há cerca de cinco anos este item. Segundo o gerente de vendas da empresa, Rafael Meger, as telhas têm resistência de 150 quilos por metro quadrado. Elas são fabricadas com refugo da indústria. Como o interior dos tubos é em alumínio, as telhas refletem a luz solar e, portanto, não esquentam o ambiente. Enquanto uma telha comum de seis milímetros custa cerca de R$ 20 (a unidade), a ecológica custa R$ 24,20 (valor para compras abaixo de 200 telhas), diz Meger. No entanto, segundo ele, há uma economia na estrutura da obra, já que são mais leves.

Mantas acústicas de fibra de coco

Custa até 30% menos que a feita de fibra de vidro, que normalmente é usada entre as paredes de drywall para o isolamento de ruídos. Segundo Nelson Lombardi, proprietário da Engeplas, que vende o produto no Paraná, a manta vem da fábrica Poematec, que fica em Ananindeua (Pará).

Serviço: Designerê Arquitetura Sustentável (41) 3338-8302 ou (41) 9666-2737, Caça Ruídos (41) 3024-8629, Engeplas (41) 3338-7790.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]