• Carregando...

A Avenida Anita Garibaldi é um dos principais eixos de ligação com a região norte de Curitiba. ela passa por seis bairros, fazendo a divisa entre o Ahú e o Cabral e, mais acima, entre o São Lourenço e o Boa Vista, para mais adiante cortar o Barreirinha e chegar ao Cachoeira, no limite com o município de Almirante Tamandaré.

A Avenida Anita Garibaldi começa nas imediações da Prisão Provisória de Curitiba, mais conhecida como Presídio do Ahú, que em breve dará lugar ao Centro Judiciário de Curitiba. Embora ainda não haja previsão para a saída do presídio – que deve ser transferido para Piraquara –, seus efeitos já são percebidos. "O comércio do local está sendo estimulado pela saída da prisão, e muitos escritórios de advocacia estão procurando imóveis para se instalar por lá", diz José Luiz dos Anjos, sócio-proprietário da JLA.

Segundo João Françolin Tomazini, diretor geral da Imobiliária Cilar, a característica comercial é marcante no início da avenida. "No Cabral, no Ahú e até no começo da Barreirinha ela é essencialmente comercial, embora existam muitos prédios residenciais por ali", destaca Tomazini. Para o diretor, a grande procura por imóveis nessa parte da avenida reflete na valorização dos mesmos. "Até as imediações do Parque São Lourenço os preços são mais altos", revela.

Contudo, o comércio agitado nas margens da avenida, aliado ao desenvolvimento da zona norte da cidade, provocou a saturação do trânsito. A situação é agravada pela circulação das diversas linhas de ônibus que passam pela via, que tem trânsito em dois sentidos e é estreita.

O gestor de informação Anderson Skerkoski, 27, que sempre morou em uma casa localizada na avenida, no bairro Barreirinha, faz coro com os demais moradores e comerciantes da região. "Não houve melhorias para acompanhar o aumento do movimento na avenida", reclama. "No horário de pico é complicado, pois o trânsito intenso dificulta a travessia de pedestres e não há espaço para estacionar", complementa Skerkoski.

A Prefeitura informa que em 2007 deve ser aberta a licitação para as obras de revitalização da Avenida Anita Garibaldi.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]