• Carregando...

Nas ruas e praças da região central de Curitiba encontram-se edificações que, com sua importância histórica e imponência estética, revelam a beleza dos detalhes e linhas geométricas que caracterizam uma época, uma cidade e seu povo.

Tais obras – inspiradas nas vanguardas da arquitetura européia (como o art nouveau, art déco e neoclassicismo, entre outros) e também na influência colonial portuguesa, nas peculiaridades dos primeiros imigrantes e no fértil modernismo paranaense – modelaram a capital do Paraná tal qual ela é hoje. Assim, esses imóveis se transformaram em manifestações arquitetônicas e artísticas que transcenderam a importância do mero construir para se converter em bens culturais fundamentais à preservação da memória da metrópole paranaense.

Por desconhecimento ou indiferença, todavia, muitos curitibanos não têm noção do valor histórico de construções das quais seus olhos até já se acostumaram a ver. Ou pior: alguns sequer sabem da existência desse patrimônio. E é justamente para levar ao conhecimento da própria população e de turistas a riqueza cultural forjada nas edificações da cidade que a arquiteta Giceli Portela se pôs à frente de um projeto que só não saiu do papel em função da falta de apoio. Trata-se da produção de cinco roteiros arquitetônicos, dividos em épocas e estilos, que percorrem obras selecionadas por sua importância no panorama arquitetônico de Curitiba.

Um desses roteiros é o Curitiba Histórica, que, como o próprio nome sugere, passa por imóveis do setor histórico da cidade, nos arredores do Largo da Ordem e da Praça Anita Garibaldi. Segundo o historiador Marcelo Saldanha Sutil, idealizador do roteiro, a arquitetura do passado, além de mostrar a cidade como ela era, reflete também o modo de viver de outras épocas, o que ajuda a compreender o presente. "A intenção é ressaltar o respeito à memória e mostrar que há várias temporalidades convivendo na mesma cidade, além de oferecer também mais uma fonte de renda para o turismo", explica Sutil.

Os roteirosO projeto Caminhos da Arquitetura propõe cinco "caminhos" que revelam os imóveis de importância arquitetônica de Curitiba.

Curitiba HistóricaCuritiba dos ImigrantesCuritiba EcléticaCuritiba ModernistaCuritiba Pop

No próximo dia 30, confira como os imigrantes transformaram a paisagem de Curitiba.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]