• Carregando...
 | Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo
| Foto: Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo

- Currículo: engenheiro civil, técnico em edificações e especialista em consultoria empresarial. Há 30 anos fundou e dirige a Tengel (Legnet) e há seis anos a Construtora RPJ. Foi professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e presidente do IEP, Apeop e do Crea-PR (interino). Atuou em diversas instituições, como Abenc, Sinduscon, Fiep, Lactec e Urbs.

PrioridadesO candidato Gilberto Piva tem como prioridade os profissionais da área de engenharia e agronomia. Ele afirma que pretende mudar a forma de fiscalização. "O Crea tem como objetivo a fiscalização do exercício da profissão, mas quero tentar fiscalizar mais a indústria do que o canteiro de obras", destaca. Piva afirma que percebe uma cobrança exagerada em relação ao profissional responsável pela obra. "A responsabilidade técnica deve ser do Crea e não do profissional, que já tem a preocupação com a obra", avalia.

Algumas propostas

- Melhoria de serviços: reduzir prazos, simplificar requisitos, aprimorar a regulamentação e fiscalização, adequar taxas e anuidades.

- Fortalecimento de entidades de classe: apoiar a integração comunitária, o colegiado e os projetos conjuntos.

- Cooperação com instituições de ensino: subsídio de ajustes curriculares, valorização de docentes e divulgação técnico-científica.

- Gestão participativa e valorização de colaboradores: apoiar a qualifica­ção, valorizar o desempenho, promover a participação e a transparência administrativa.

- Tratamento justo e integração: apoiar todas as modalidades profissionais, combater a ilegalidade e ampliar as relações com os setores produtivos e outros conselhos.

- Promoção da autoridade profissional: aprimorar a fiscalização da remuneração e das funções e cargos, divulgar a importância dos serviços profissionais com tecnologia, segurança e economia, apoiar a educação continuada e outras ações de valorização.

- Tratar os profissionais como prioridade, disponibilizando serviços institucionais mais ágeis, simples, com maior valor agregado e com taxas mais adequadas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]