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Silvia Fernandes, da Cyrela, no plantão de vendas do 1550 Batel: maquete revela padrão e qualidades do empreen-dimento | Daniel Castellano/ Gazeta do Povo
Silvia Fernandes, da Cyrela, no plantão de vendas do 1550 Batel: maquete revela padrão e qualidades do empreen-dimento| Foto: Daniel Castellano/ Gazeta do Povo

Valorização

Preço final resulta de vários componentes

Gustavo Selig, presidente da Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná (Ademi/PR), diz que um empreendimento novo pode valorizar ainda mais a região do Batel. Por outro lado, ressalta Selig, são vários os componentes para a definição do preço de um lançamento imobiliário: custo do terreno, materiais, equipamentos e mão de obra, além de previsão de reajuste de alguns itens que podem variar durante o período de obra.

O padrão do empreendimento, levando em consideração a qualidade dos materiais, tem peso importante no estabelecimento do preço final. Um exemplo é o Batel Diamond, lançamento da incorporadora VCG na Alameda Dom Pedro II, a poucas quadras da Avenida Batel. O preço do metro quadrado privativo do prédio residencial é R$ 8, 9 mil em unidades com 120 m2 de área privativa. O conceito do empreendimento é "compacto de luxo", com detalhes como piso de mármore aquecido, suítes com piso de madeira maciça, closet, cozinha gourmet, aquecimento de piso, espelhos com desembaçadores, duas vagas de garagem e opção para moto ou jet ski.

"É inegável que um empreendimento gera a valorização do local em que é construído e do seu entorno. Não raras vezes, ele é o propulsor para atrair outros investimentos em infraestrutura urbana e equipamentos públicos para a região", analisa Selig.

No bairro

Preço médio do m2 privativo de apartamentos residenciais novos, lançados no bairro Batel, em abril de 2013:

• 1 dormitório - R$ 7,2 mil• 2 dormitórios - R$ 8,6 mil• 3 dormitórios - R$ 6,4 mil• 4 dormitórios - R$ 5,3 mil

Fonte: Ademi/PR

"Além de revitalizar os imóveis históricos, vamos trazer mais vida à rua, com as grandes áreas de circulação para pedestres."

Silvia Fernandes, coordenadora de produto da Cyrela Paraná.

Com valores do metro quadrado privativo de lançamentos residenciais entre R$ 5 mil e R$ 8 mil, o Batel está prestes a subir alguns degraus no ranking do mercado imobiliário de Curitiba. A incorporadora Cyrela Paraná lança em julho o 1550 Batel, em área privilegiada de mais de 6 mil metros quadrados de terreno com frente para a Avenida Batel. Na fase de pré-vendas, os preços partem de R$ 11 mil o metro quadrado privativo – para studios residenciais – e chegam a R$ 18 mil, em média, para algumas unidades comerciais.

De acordo com a incorporadora, os valores se justificam pela localização, conceito, detalhes e padrão do projeto. O 1550 Batel terá uma torre residencial e outra comercial. Entre as duas, um amplo espaço de circulação para pedestres, com praça de convivência aberta para a população do bairro, é valorizado pela arquitetura dos prédios e também por dois antigos imóveis do terreno, que a Cyrela está revitalizando.

Um deles é o sobrado onde funcionou a Churrascaria Parque Cruzeiro, tradicional restaurante das décadas de 60 e 70. O outro é uma casa, onde até recentemente havia uma farmácia, e que agora abriga o plantão de vendas.

Vocação

"Curitiba tem o quarto maior PIB do Brasil. Os valores são compatíveis com o público do empreendimento", observa Ricardo Batista, gerente comercial da Cyrela Paraná.

Ele aposta, também, na abertura do Pátio Batel, localizado a apenas duas quadras do empreendimento, para consolidar a vocação da Avenida Batel como eixo de produtos e serviços de alto padrão.

Outro motivo para justificar o preço dos imóveis no 1550 Batel é o zoneamento da avenida, que permite construções de, no máximo, dez pavimentos. Com menos unidades do que um projeto poderia concentrar em uma torre alta, o valor de venda do metro quadrado precisa se compatibilizar com a viabilidade do empreendimento.

Pesquisas

Os preços do lançamento da Cyrela não devem puxar para cima os valores médios apurados pela pesquisa de lançamentos imobiliários em Curitiba. Marcos Kahtalian, sócio da Brain Bureau de Inteligência Corporativa, que realiza levantamentos para o setor, observa que o universo pesquisado é bem maior.

"O impacto de um único lançamento é pequeno e, no máximo, restrito à categoria de produtos e localização em que ele se encontra", aponta.

Além disso, diz Kahta­­lian, o preço do produto da Cyrela não se refere apenas à localização nobre. "Há um conjunto de sua proposta de valor", comenta. O lançamento da Cyrela pode influenciar a percepção de preços na Batel. "Um imóvel novo a ser lançado na mesma avenida terá o 1550 como referencial, mas tudo dependerá da proposta de valor do produto: o que ele é, qual a sua finalidade e para que público".

Integração das edificações se destaca

Símbolo do bairro mais va­­lorizado da capital paranaense, há muito tempo a avenida Batel não recebe lançamentos residenciais. O trecho entre os shoppings Crystal (onde o nome da via é Rua Benjamin Lins) e Pátio Batel concentra pontos de comércio, serviços e empreendimentos corporativos. Os poucos prédios residenciais foram construídos antes da década de 80.

Na área em frente ao shopping Crystal, o terreno da incorporadora VCG vai receber, em breve, empreendimento comercial de alto padrão.

Nesse cenário, o lançamen­­to da Cyrela se destaca na via. O projeto do 1550 Batel, do escritório Baggio Schiavon, mescla o estilo contemporâneo ao conceito multifuncional do empreendimento, que "conversa" com a Avenida Ba­­tel. Integradas à arquitetura, as duas casas restauradas poderão receber cafés, livrarias ou lojas de grife. Uma marca de carros importados de luxo está prospectando a locação da edificação de dois pavimentos.

A torre Work terá 144 uni­­dades de salas comerciais, com metragens entre 31 m² e 48 m² privativos e possibilidade de junção de até 587m2. Nas áreas comuns, o projeto prevê salas de reuniões, auditórios, espaço para eventos, copa e lareira externa. Já a torre residencial, com 64 apartamentos, terá oito unidades por andar e seis plantas diferentes. Há desde unidades com 45m² (Studio) até apartamentos com 82 m² e duas suítes, além de lofts e coberturas duplex. Espaço gour­­met, fitness, raia coberta e aquecida, sauna e solário integram as áreas comuns.

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