• Carregando...

Não é raro o caso de quedas de árvores que chegam a derrubar boa parte de uma casa e danificar seriamente carros na garagem. Os moradores do condomínio Moradias Atenas 7, no bairro Campo Comprido, estão constantemente na sombra dessa possibilidade. Dentro do condomínio há um enorme pinheiro, cujos galhos se estendem sobre a garagem, a calçada e a área de lazer das crianças.

Segundo o síndico Amauri Fernandes, somente na sua gestão dois telhados da garagem precisaram ser trocados por causa da queda de pinhas e pedaços de galhos. A beleza imponente da árvore contrasta com o medo de um acidente. "Certamente é o maior e mais bonito pinheiro do bairro, mas na área ao redor dele tivemos que desativar o parquinho, pois ninguém tem coragem de deixar as crianças brincar debaixo dos galhos", afirma Fernandes.

Os seguros residenciais podem amenizar essa preocupação. Segundo Élcio Ricardo de Miranda, diretor do Sindicato dos Corretores e Empresas Corretoras de Seguros do Paraná (Sincor-PR), há atualmente um aumento na preocupação com os danos causados por temporais. "Indenizações motivadas por chuvas, ventos fortes e granizo acontecem com freqüência", ressalta Miranda.

O diretor explica que os seguros residenciais normalmente apresentam uma cobertura básica, que prevê casos de incêndio, raios e explosão. "A indenização por queda de árvore ou galhos ocasionada por chuva e vendaval pede uma cláusula acessória", explica Miranda. Segundo ele, pode-se estabelecer até estadia em hotel durante o período necessário para os reparos. "Deve-se ressaltar que deve haver a previsão disso tudo no contrato", conclui Miranda. (FM)

Serviço: Para solicitar a verificação dos riscos de uma árvore localizada em via pública, é preciso ligar para 156. Para árvores localizadas em terrenos particulares, é necessário que o proprietário vá a um dos postos da SMMA – nas regionais de Santa Felicidade, Boqueirão, Boa Vista, Pinheirinho, ou na Av. Manoel Ribas, 2727 – levando RG, CPF e carnê do IPTU ou registro do imóvel, e solicite pessoalmente a verificação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]