• Carregando...
Na ponta do lápis: o advogado Mário Lopes Netto contratou o serviço de locação para minimizar os gastos com a montagem de um escritório | Albari Rosa / Gazeta do Povo
Na ponta do lápis: o advogado Mário Lopes Netto contratou o serviço de locação para minimizar os gastos com a montagem de um escritório| Foto: Albari Rosa / Gazeta do Povo

O aluguel de móveis, comum na realização de eventos, tem ganhado espaço também no ambiente corporativo. A necessidade imediata de uma estrutura física de trabalho faz com que muitas empresas, independentemente de seu porte ou área de atuação, optem por fazer a locação desses equipamentos. São cadeiras, mesas, gaveteiros, armários, divisórias e estações de trabalho que podem ser entregues e montados de um dia para o outro.

A Telelok, empresa nacional com filial em Curitiba há quase um ano, atende eventos e empresas que precisam estabelecer um ambiente de trabalho em curto prazo. Erika Porcaro, gerente de marketing, diz que o conceito de locação de móveis corporativos não é muito disseminado no Brasil, mas que essa situação está mudando. Entre os casos mais comuns para esse tipo de locação estão o início de operação em novos departamentos, montagem de salas de treinamento, realização de congressos, contratação de funcionários ou projetos temporários e ainda casos em que a estruturação de um ambiente de trabalho não compensa o investimento financeiro.

Marcos Rinaldin, da Reform Line, que há cerca de sete anos oferece a locação de móveis de escritório em Curitiba e região metropolitana, conta que a maioria dos contratos duram uma ou duas semanas, no máximo um mês. Ele começou trabalhando com a reforma de móveis e foi assim que percebeu uma abertura de mercado para a locação. "As empresas precisavam de móveis para trabalhar enquanto reformávamos os deles. Foi assim que começamos a fabricar e alugar esses materiais. Também fizemos uma parceria com uma empresa que alugava computadores e não tinha mobiliário. Então, passamos a oferecer esse serviço a eles." O valor médio de aluguel, diz Rinaldin, pode ficar em torno de R$ 30 mensais para uma mesa simples e cerca de R$ 110 mensais para uma mesa em formato de "L" e uma cadeira.

Redução de custos

A opção do advogado Mario Lopes da Silva Netto, de 27 anos, pelo serviço de locação, foi uma alternativa para minimizar os gastos com a montagem de um escritório. Ele deu início às suas atividades nesse sistema há cerca de um mês. O serviço contratado vai além do aluguel com o mobiliário. Conhecidos como escritórios inteligentes ou escritórios virtuais, o ambiente envolve uma infra-estrutura completa de trabalho, com salas para reunião, recepcionista, endereço comercial e fiscal, entre outros serviços.

Manuel Rodeiro, da Nest Office, que oferece a locação desse modelo de escritório, diz que esse tipo de contratação é mais comum para alguns segmentos. Entre eles estão os profissionais liberais, empresas de logística, de recursos humanos, bancos, financeiras, empresas de tecnologia da informação e aquelas que estão com seus escritórios em reforma ou que abrem filiais em outras cidades.

Serviço: Telelok (41) 3344-1134. Reform Line (41) 3656-2587. Nest Office (41) 3075-3000.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]