• Carregando...
 |
| Foto:

A partir de agosto, um novo padrão para plugues e tomadas começa a entrar em vigor. Uma norma elaborada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) irá substituir os utilizados atualmente no Brasil por dois tipos básicos: bipolar (dois pinos redondos) e bipolar com contato de aterramento (três pinos redondos).

A mudança foi feita por meio de uma resolução do Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Conmetro) com o objetivo de tornar a utilização de plugues e tomadas mais segura. "O risco mais freqüente encontrado pelo Inmetro nos dispositivos atuais é o possível contato dos dedos do usuário nos pinos do plugue durante a colocação na tomada. Os novos modelos têm uma base um pouco mais elevada que se encaixa perfeitamente no contato recuado das novas tomadas. Assim, não há folgas para um contato involuntário", explica o gerente da Divisão de Programas de Avaliação da Conformidade do Inmetro, Gustavo José Kuster.

Mudanças

O plugue de dois pinos, usados na maioria dos aparelhos fabricados hoje, como ventiladores e batedeiras, irá se adequar às novas tomadas sem problemas. A maior mudança ocorrerá com os equipamentos de alto consumo de energia, que possuem carcaça metálica (geladeiras e máquinas de lavar roupas, por exemplo) ou possibilidade de variação brusca de tensão (como computadores). Esses equipamentos usarão plugues e tomadas bipolares com contato de aterramento (três pinos redondos).

A transição será gradual e terminará apenas em janeiro de 2010, data em que, só então, as fábricas de eletrodomésticos e eletroeletrônicos estarão comercializando produtos com plugues no novo padrão e que o consumidor começará a ter necessidade de adaptar-se. Ou seja, se daqui a 3 anos, fim do prazo do Conmetro, você resolver comprar uma geladeira para a mesma casa onde mora atualmente, o jeito será trocar a tomada antiga por uma nova ou usar um adaptador – acessório que ainda não está sendo fabricado, já que precisa de regulamentação pelo Inmetro, prevista para o fim deste ano.

Apesar do cronograma, boa parte dos novos plugues e tomadas já está nas prateleiras das lojas, isso porque em julho do ano passado foi sancionada a Lei 11.337, que determinou que as construções iniciadas a partir de outubro já deveriam ter o condutor de proteção (fio terra) nas tomadas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]