• Carregando...
Jardim vertical da Casa Cor Paraná combina vários tipos de plantas: barba de serpente e variegata, hera verde e hera veriegata | Aniele Nascimento/ Gazeta do Povo
Jardim vertical da Casa Cor Paraná combina vários tipos de plantas: barba de serpente e variegata, hera verde e hera veriegata| Foto: Aniele Nascimento/ Gazeta do Povo
  • Sistema criado pela ThermoGreen é feito de cubos de plástico que se encaixam

O tapume que esconde a cons­­trução do shopping Pátio Batel tem chamado a atenção de quem passa pela Ave­nida Batel, em Curitiba. Parte das tradicionais placas de alumínio foram cobertas por um enorme jardim vertical, formado por mais de 2,6 mil mudas de cinco espécies diferentes de plantas ? algo em torno de 120 metros quadrados de área verde.

Veja como são criados os jardins verticais

?Era inevitável usar um tapume. Mas optamos por trazer uma tendência no­­va, que tem mui­­to a ver com o projeto do shopping, que prevê muitos espaços verdes?, conta a gerente de marketing Sônia Mar­­ques. ?Além disso, normalmente as pessoas colocam no jardim o que elas gostam, o que têm de me­­lhor. É pensando nisso que o empreendimento es­­tá sendo construído.?

O botânico francês Patrick Blanc é considerado o precursor desse tipo de projeto ? atual­men­te seu trabalho é visto na fachada do museu do Quai Branly, em Pa­­ris. Mas não é preciso ter tanto es­­paço quanto eles para copiar a ideia em casa. Adaptando o tipo de planta conforme as condições de clima e luz do espaço, é possível ter uma parede semelhante, com a mesma necessidade de manutenção de um jardim tradicional, segundo a paisagista Ro­­sangela Sabbag. ?Há uma infinidade de formas de fazer isso. O im­­portante é escolher a opção de planta mais adequada para cada lugar e com o gosto do cliente?, diz. ?Prevendo uma calha para a água que vai pingar, é possível até montar um jardim assim dentro de casa ou de um escritório.?

Rosangela assina o jardim da Casa Cor Paraná neste ano, para o qual criou uma parede semelhante à usada pelo Pátio Batel. As plantas suspensas compõem a área de varanda, ao lado da escada que dá acesso à área verde. O sistema utilizado nos dois espaços é fabricado pela Thermo­Green, empresa de Ma­­ringá, Norte do Paraná. Com ele, a parede é criada a partir de módulos de plástico que se encaixam uns nos outros ? e que podem ser instalados em estruturas de concreto, madeira, chapas metálicas ou mesmo drywall. Se o jardim for pensado ainda na fase de obras da casa, é possível criar um nicho na parede, no qual as caixas ficarão em­­butidas ? com um acabamento lateral feito na própria alvenaria ou mesmo em madeira, por exem­­plo.

Cada módulo tem 68 centímetros de largura e 20 de altura e a combinação pode ser feita de acordo com o ta­­manho do espaço. ?Em cada um desses nichos é colocado um vaso de planta?, ex­­plica a paisagista. A irriga­ção po­­de ser feita manualmente ou por um sistema automatizado ? ca­­so do Pátio Batel e também da Ca­­sa Cor.

Rosangela explica que o sistema do jardim criado para a mostra de decoração é programado para molhar as plantas todos os dias, às 5 horas da manhã. A água é jogada por cima, e vai escorrendo por entre as plantas. ?O sistema também tem um detector de chuva. Se chove, a água não é acio­­nada.? O adubo necessário pa­­ra as plantas é diluído na própria água da irrigação.

O custo de uma parede assim vai va­­riar conforme o sistema de irrigação escolhido e, principalmente, as plan­­tas. Para a Casa Cor Rosângela escolheu barba de serpente verde e variegata, hera verde e variegata. O tapume do Pátio Batel combina cinco tipo de plantas: véu de noiva, abu­liton, vin­cas, aspargos pendentes e barba de serpente verde e variegata. ?Desde que o jardim foi instalado nenhum planta foi arrancada ou danificada. Estamos muito contentes em ver que as pessoas realmente cuidam e respeitam a pa­­rede verde, como se fosse na casa de alguém?, diz Sônia, do Pátio Batel.

Imóveis - Jardim vertical

+ VÍDEOS

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]