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O comércio de materiais de construção deve movimentar R$ 76,4 bilhões neste ano, segundo estimativa do Pyxis Consumo, ferramenta de dimensionamento de mercado do Ibope Inteligência. O consumo per capita do brasileiro será de R$ 469, sendo que a maior média está na Região Sul: R$ 559. O maior potencial, no entanto, está no Sudeste, com 54,2% do total do país. Os estado do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul somam 17,2% do volume nacional.

Ainda de acordo com o levantamento o Ibope, a classe B, responsável por 23,5% dos domicílios urbanos, é a que apresenta maior potencial de consumo nesse segmento (43,2% de todo potencial de consumo). A classe C, com 50,4% dos domicílios em áreas urbanas, responde por 33,1% do potencial de consumo da categoria, enquanto a classe A (2,5% dos domicílios) tem potencial de 18,4% e a DE (23,6% dos domicílios), de 5,3%.

O cruzamenteo de dados de região e classe social mostra que, ao contrário da média nacional, as regiões Norte e Nordeste têm potencial de consumo maior para a clas­-se C. No Sul, Sudeste e Cen­tro-Oeste, seguindo a amostra nacional, o consumo da classe B é superior ao das demais classes.

O Pyxis Consumo gera, anualmente, estimativas de potencial para o varejo em 50 diferentes grupos de produtos. O potencial refere-se ao consumo domiciliar, ou seja, aquele comprado por pessoa física junto a varejistas do ramo, para reforma do lar ou construção da casa própria. Não inclui, portanto, os negócios realizados entre as construtoras e as indústrias de materiais de construção.

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