i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Direito e Trabalho

Entenda a importância da Carteira de Trabalho

Veja quais são os direitos do empregado e quais as obrigações do empregador com relação a esse importante documento

  • PorDa Redação
  • 20/10/2016 13:50
 | Foto: Marcos Santos/ USP Imagens/Fotos Públicas
| Foto: Foto: Marcos Santos/ USP Imagens/Fotos Públicas

O Justiça, em parceria com a Sage IOB, que atua com sistemas de gestão empresarial, pagamentos, contabilidade e emissão de notas fiscais, explica na coluna de hoje qual a importância da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), quais as obrigações do empregador e do empregado em relação a ela. Confira.

1. Existe obrigatoriedade de apresentação da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) para o exercício de atividade profissional remunerada com vínculo empregatício?

Sim. A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) estabelece que a Carteira de Trabalho e Previdenciária Social é considerada um documento importante e obrigatório para o exercício de qualquer emprego, inclusive de natureza rural, ainda que em caráter temporário e para o exercício por conta própria de atividade profissional remunerada.

2. A CTPS é usada somente para fins trabalhistas?

Não. A Carteira de Trabalho e Previdenciária Social é um documento pessoal e essencial do empregado, cuja finalidade é documentar e comprovar o contrato de trabalho, bem como o tempo de serviço do trabalhador para fins trabalhistas e previdenciários.

3. Quando todos os espaços da Carteira de Trabalho estiverem esgotados, o documento poderá ser inutilizado e descartado no lixo?

Não. Neste caso é importante que a CTPS seja guardada, uma vez que esse documento poderá ser solicitado em órgãos governamentais, com a Previdência Social, quando o segurado for requerer o benefício da aposentadoria, por exemplo. Assim sendo, é importante reforçar que a CTPS é um documento pessoal e essencial e, portanto, deverá ser mantida ainda que todos os espaços estejam esgotados.

4. O empregado poderá solicitar ao seu empregador que faça a anotação em sua CTPS a qualquer tempo?

Sim. A CLT estabelece que o empregado pode, a qualquer momento, solicitar ao seu empregador que sejam feitas as anotações em sua Carteira de Trabalho.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.