Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Proteção de dados

Processos judiciais terão trechos sigilosos para preservar informações pessoais, diz Toffoli

Dias Toffoli disse que judiciário vai seguir lei de proteção de dados (Foto: Nelson Jr/STF)

O ministro Dias Toffoli, que preside o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), anunciou nesta segunda-feira (27) que trechos com informações pessoais que atentem contra à privacidade e à intimidade das partes terão trechos sigilosos em processos judiciais.

O anúncio foi feito durante um seminário sobre a Lei de Proteção de Dados organizado pelo Conselho da Justiça Federal (CJF). De acordo com Toffoli, a regra é para adequar o judiciário à nova lei que entra em vigor em agosto de 2020.

Durante o discurso, o ministro ressaltou que a medida “é foco de preocupação e atenção, com a ressalva dos processos em segredo de justiça, o amplo e irrestrito acesso aos hábitos do indivíduo, sua privacidade patrimonial, suas preferências de toda ordem, enfim, a vida de todos nós”.

A norma para regulamentar como será feito o sigilo dos trechos dos processos deve ser elaborada pelo CNJ. O ministro garantiu que “não será superficial, mas também não será invasiva a ponto de macular a autonomia dos tribunais”.

VEJA TAMBÉM:

Segundo Toffoli, um grupo de trabalho ligado ao CNJ vai discutir o assunto e apresentar novidades no início de agosto, durante um seminário.

Ao justificar a medida, Dias Toffoli citou que a proteção de dados mantém o “respeito à privacidade, à liberdade de expressão, de informação, comunicação e opinião; à inviolabilidade da intimidade, honra e imagem; ao desenvolvimento econômico e tecnológico; à livre concorrência e defesa do consumidor, bem como à dignidade das pessoas, entre outros."

O ministro chamou a atenção para leis que devem seguidas para um maior controle das informações pessoais dos brasileiros. “Todos têm a ideia central de resguardar o cidadão contra o uso abusivo e indiscriminado dos seus dados pessoais”, explicou.

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.