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Cada aluno com a sua muda de poncã na ERM Estação do Tronco | Acervo pessoal
Cada aluno com a sua muda de poncã na ERM Estação do Tronco| Foto: Acervo pessoal

A beleza assume diferentes parâmetros de acordo com as regras ditadas em cada geração. A atual, muito influenciada pelas redes sociais, trouxe à tona uma preocupação: comer saudável . De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), no ano passado pelo menos 41 milhões de crianças com menos de cinco anos de idade, em todo o mundo , estão obesas ou com sobrepeso. O dado é mais curioso ao observarmos que os países da África, com renda mais baixa, foram os que tiveram um maior aumento no número de crianças acima do peso.

Ao se deparar com essa pesquisa, publicada em uma matéria da Gazeta do Povo, a professora Marlene Michalski decidiu que seria importante trabalhar essa questão na Escola Rural Municipal de Estação do Tronco, em Castro. Marlene se utilizou dos três pilares da Educomunicação na metodologia do projeto Ler e Pensar para referenciar as atividades. “Com o jornal, os alunos são instigados a pesquisar e passam a vê-lo como uma fonte importante de informações. A metodologia privilegia também a leitura e é uma ótima abordagem com aqueles alunos que possuem maior dificuldade”, disse a professora. 

O trabalho iniciou-se com uma análise da reportagem acima e leitura de outras reportagens da Gazeta do Povo relacionadas ao tema. Depois, foi feito um levantamento e constatou-se que 40 das 180 crianças da escola encontravam-se acima do peso. O passo seguinte foi o estudo da mídia jornal, alunos e professora analisaram as estruturas do digital e do impresso, os gêneros textuais neles presente e a formatação de uma notícia. 

Após conhecerem o jornal, saíram a campo para um trabalho de repórter: coletar evidências para escreverem uma matéria jornalística. Marlene e seus alunos visitaram uma horta orgânica na cidade e receberam dicas da lida com a terra. Todo o conhecimento adquirido na prática e na leitura das notícias possibilitou uma conclusão: “os vilões da saúde, são os alimentos ultraprocessados consumidos cada vez em maior quantidade e a falta de exercícios físicos”, contou Marlene. Para combater o sedentarismo, os estudantes realizaram recreios dirigidos na escola, com a oferta de diversas modalidades de brincadeiras e exercícios para todos os gostos. 

Mimosa, mexerica ou bergamota? 

Durante a prática, a professora se deparou com uma reportagem acerca da nomenclatura correta da fruta. Aproveitando os conceitos recebidos na visita à horta e algumas mudas de mimosa adquiridas pela escola para estimular a alimentação saudável, os alunos debateram a situação de alguns supermercados que vendem as frutas já descascadas e suas implicações na vida cotidiana. 

Ano passado, Marlene faturou um dos prêmios do Concurso Cultural Ler e Pensar 2016, na categoria Prática Pedagógica e este ano vai concorrer novamente. As inscrições já estão abertas e vão até o dia 25 de outubro. 

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