As possibilidades de pesquisa e reflexão no Ensino Fundamental são infinitas, logo na primeira etapa, a curiosidade dos estudantes em torno da realidade social e do mundo do trabalho aparecem em suas identificações com profissões que desejam seguir, quando se tornarem adultos.
Nesta perspectiva, a professora Flávia Renata Chaves da Silva, da Escola Municipal - CEI Monteiro Lobato, de Curitiba – PR, desenvolveu com sua turma do 3º ano do Ensino Fundamental a prática Mundo das Profissões que obteve menção honrosa do Ler e Pensar em 2024. O objetivo era ampliar o conhecimento sobre o mundo do trabalho, apresentando aos estudantes diversas profissões, suas funções e importância na sociedade. Uma das reflexões apresentadas pela docente foi que “Trabalhar sobre as profissões auxiliou no desenvolvimento da cidadania, ao mostrar aos estudantes que o trabalho não é apenas uma fonte de renda, mas uma forma de contribuir para o bem comum.”
A proposta se destacou pelo potencial da utilização da Gazeta do Povo (benefício gratuito ofertado aos professores inscritos no Ler e Pensar) na prática pedagógica, pois após os diálogos ativos com a turma sobre a profissão dos pais e familiares, a professora apresentou e explorou material exclusivo da Gazeta sobre profissões, instigando a turma sobre características, atuação e possibilidades.
A prática seguiu com as etapas:
- Utilização da live sobre Inteligência Artificial na Educação, realizada pelo Ler e Pensar, buscando aproximações conceituais para o planejamento e formação da professora;
- Pesquisa por parte dos estudantes sobre a profissão que possuíam interesse, com apoio de ficha com perguntas guiadas, como por exemplo: O que faz um bombeiro? Onde ele trabalha? O que ele usa para trabalhar? – esta etapa foi constantemente apoiada em rodas de conversa que permitiram a troca de informações, curiosidades e descobertas;
- Utilização de aplicativo de Inteligência Artificial para “transformá-los” na profissão escolhida, o grupo ficou bastante curioso e somente ao final puderam ver o resultado que foi registrado num álbum da turma;
- Apresentação e entrega em reunião de pais do retrato das crianças com suas futuras profissões; foi possível observar a emoção dos familiares e responsáveis, com relatos de que nunca haviam perguntado às crianças sobre seus sonhos profissionais, ou ainda que são consumidos pela correria e uso excessivo de celulares em casa, o que os afasta de conhecerem melhor seus filhos.
A professora Flávia, reforçou que ao longo de toda a prática, além da Gazeta do Povo e da live sobre Inteligência Artificial (benefícios gratuitos do projeto Ler e Pensar - LeP), também pode contar com os cursos da plataforma EaD com certificação, Dicas Pedagógicas, Material de Cidadania Digital; que também são ofertados aos professores que se inscrevem no LeP.
E você, quer participar do Ler e Pensar 2025 e ter acesso a todos estes benefícios? Quer transformar a sua sala de aula e ainda ter a oportunidade de ser premiado e reconhecido? Venha, conosco!
Faça sua inscrição: https://www.lerepensar.com.br/inscricao/
Vamos juntos escrever novas histórias!
Com STF politizado, fugas de réus da direita se tornam mais frequentes
Empresas de parentes de Toffoli tiveram fundo ligado a fraudes do Master como sócio, diz jornal
Número de mortos em protestos no Irã passa de 500, diz ONG
Estatais batem recorde na Lei Rouanet enquanto contas públicas fecham no vermelho