i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
VIRTUAL

De olho na tela: é hora de viajar!

  • PorInstituto GRPCOM
  • Curitiba
  • 19/06/2019 16:27
De olho na tela: é hora de viajar!
| Foto:

Viajar sem sair de casa. Essa é uma das possibilidades oferecida por alguns programas tecnológicos como o Google Earth e do Projeto Open Heritage, do Google Arts and Culture.  Este último tem como objetivo o acesso a monumentos históricos, por meio de reconstruções 3D. Os visitantes podem, inclusive, rememorar lugares históricos que já foram fechados ou destruídos, como foi o caso do Museu Nacional do Rio de Janeiro, que em 2 de setembro de 2018 foi atingindo por um incêndio, destruindo quase que a totalidade do acervo em exposição.

Conforme noticiado na Gazeta do Povo, o CEO da CyArk (Organização não-governamental que também tem parceria com o projeto), declarou em publicação oficial, “nosso objetivo não é apenas preservar digitalmente os locais de patrimônio em risco, mas também disponibilizar histórias e dados que coletamos para futuras gerações de pesquisadores, educadores e estudantes”, afirma.

Hora do tour

E a nova geração já está usufruindo de toda essa tecnologia. Isso é o que os alunos do 5º ano da Escola Municipal Irati, localizada em Curitiba, nos mostra. A ideia surgiu da professora Vanessa Brauhardt Chitz, que depois de ler da matéria, indicou que a turma navegasse pelo Google Earth por monumentos históricos de Curitiba e do mundo. Eles ainda fizeram vários cartazes sobre monumentos históricos, compartilhando as descobertas.

A professora afirma que o trabalho teve resultados muito positivos, pois além de pesquisar de uma maneira interativa e diferente, adquirindo novos conhecimentos, os alunos tiveram momentos de envolvimento com as famílias, que realizaram pesquisas sobre o tema, como tarefa de casa, enriquecendo mais ainda o trabalho.

Vanessa relata ainda, que pra fechar o trabalho com chave de ouro, gostaria de levar os alunos em um passeio no centro histórico de Curitiba, para que eles vejam pessoalmente os lugares visitados virtualmente. Além disso, eles irão criar seus próprios monumentos com argila.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.