| Foto: Divulgação Janisse Mendes Cordova
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Que a pandemia trouxe desafios para todo mundo, não temos como negar. E para a educação, não poderia ter sido diferente. Além das adaptações para o ensino remoto, a retomada às aulas presenciais (seja no modelo híbrido ou totalmente presencial) também trouxe algumas questões, que foram muito além do aprendizado.

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“Sabia que tinha um desafio enorme pela frente, pois meus estudantes são de Classe Especial. [...] Quando finalmente foi possível voltar para o presencial, já tinha em mente os temas que iria trabalhar com eles. O primeiro seria a falta de rotina em casa o que acarretou em sedentarismo e falta de vínculo com a aprendizagem”, contou a professora Janisse Mendes Cordova, de Curitiba (PR), que criou o projeto #EUSOUMAISEU, com o objetivo de ajudar seus alunos da Escola Municipal Nivaldo Braga a retomarem, ou até mesmo criarem, hábitos mais saudáveis nesse retorno.

Mesmo antes da pandemia, a obesidade infantil já era uma realidade, segundo matéria publicada na Gazeta do Povo sobre pesquisas realizadas no estado do Paraná. Segundo a médica endocrinologista Rosângela Réa, do hospital Pequeno Príncipe, “ninguém controla a criança em casa para o que ela come, hoje. Se ela está sozinha, ela escolhe o que quer comer. E mesmo quando os pais estão junto, ela continua escolhendo”. Com crianças em casa durante o período de ensino remoto, sem acesso a atividades físicas e com livre acesso aos alimentos, será que os números da obesidade infantil aumentaram ainda mais?

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Foi aí que a professora do Ler e Pensar buscou estratégias e ferramentas que propiciassem esse aprendizado de forma efetiva e satisfatória. “Há doze anos o Jornal Gazeta do Povo tem sido meu aliado na busca de fazer com que minhas aulas sejam mais dinâmicas, deixando que o estudante seja o protagonista da sua própria aprendizagem, tornando-o mais crítico e atento aos assuntos que permeiam nosso dia a dia”, contou.

Saúde alimentar, consumo consciente e vida social

A partir da leitura e interpretação da matéria da Gazeta do Povo, a professora iniciou uma discussão sobre hábitos alimentares. As turmas foram então desafiadas a pensar em um cardápio saboroso e saudável e pesquisar uma receita, que seria então preparada na escola com a supervisão da professora (e seguindo todos os protocolos sanitários).

A atividade foi muito bem recebida e a atividade prática garantiu o engajamento dos estudantes.  “Alunos com dificuldade de aprendizagem necessitam de atividades desafiadoras e estimulantes. [...] Ninguém deixou de fazer a tarefa (pesquisa da receita). Até os estudantes com dificuldades comportamentais estiveram comprometidos com o projeto”, garantiu a professora Janisse.

Para trabalhar os outros temas, a professora utilizou uma matéria da Gazeta do Povo sobre o assunto, para falar sobre “consumismo” e sobre bem-estar e vida social, decidiu focar a atividade no assunto “bullying”, usando como base outra matéria do jornal. Algumas atividades foram desenvolvidas em conjunto com a professora Jeane Pereira Novais, de Ciências, e outras continuam em desenvolvimento, como a criação de uma horta vertical na escola e de uma propaganda sobre alimentação saudável, que será feita com a ajuda da família. Sendo assim, o projeto de Janisse promete continuar transformando a realidade dos seus alunos e da escola! E a gente, promete continuar acompanhando e divulgando tudo por aqui.

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