110847

Seu app Gazeta do Povo está desatualizado.

ATUALIZAR

PUBLICIDADE
  1. Home
  2. Ler e Pensar
  3. Ler e Pensar completa 20 anos e comemora com novidades

2019

Ler e Pensar completa 20 anos e comemora com novidades

O Projeto contará com evento de lançamento e proposta gamificada; Ao todo, são 3 mil vagas gratuitas para escolas públicas do Paraná

  • Curitiba
  • Instituto GRPCOM
 |
 
0 COMENTE! [0]
TOPO

Dois mil e dezenove é um ano bastante especial para o projeto Ler e Pensar (LeP). Afinal, a iniciativa do Instituto GRPCOM e da Gazeta do Povo, completa 20 anos. Criado em 1999, o Projeto já beneficiou milhares de professores e estudantes em dezenas de municípios paranaenses, por meio da mídia jornal e de sua proposta de educomunicação. Só em 2018 foram pouco mais de 2 mil professores atendidos e aproximadamente 71 mil alunos beneficiados, em 139 municípios do Estado. 

Neste ano, o Projeto comemora os 20 anos com novidades. A primeira delas é em relação às premiações. Serão 20 prêmios distribuídos ao longo do ano. “Acreditamos que desta forma conseguimos reconhecer mais professores e também valorizar os que estão conosco durante o ano todo”, afirmou Mariane Maio, gestora estadual do Ler e Pensar. 

Outra novidade é que o Projeto será todo gamificado e dividido em duas fases. De maio a setembro os professores realizarão missões individuais e cada mês dois professores serão premiados, totalizando 10 prêmios. Além das premiações, os participantes desta primeira etapa somarão pontos em cada atividade realizada. Todos estes pontos serão cumulativos para a segunda fase, o Missão Leitura: Especial 20 anos, que será realizado em outubro e novembro. Nesta segunda fase, serão mais 10 premiados. 

O LeP também contará com um evento de lançamento, que será realizado no dia 30 de março, na Universidade Positivo, em Curitiba. O evento, além de ser gratuito, terá grandes nomes da educação brasileira. Demais informações sobre o evento serão divulgadas nos próximos dias. 

“Estas mudanças do Projeto vem de encontro à nova fase do Ler e Pensar, com foco no digital e na educação 4.0. Estamos cada vez mais alinhados com as exigências do mundo atual, em que os alunos estão assumindo o papel de protagonistas e os professores de mediadores do aprendizado. Apesar das mudanças, o papel transformador da metodologia do LeP não só se mantém, como se potencializa atingindo um número ainda maior de pessoas, com a força da internet”, destacou Mariane. 

Inscrição e execução 

As inscrições para participar do Ler e Pensar 2019 já podem ser realizadas no site do LeP. Ao todo, são três mil vagas gratuitas para professores, pedagogos, diretores, articuladores e representantes de secretarias estaduais e municipais, que tiverem professores participando do Projeto. O resultado dos selecionados será realizado a partir do dia 08 de abril, também no site do LeP. 

Ao ser aprovado no edital do Ler e Pensar, o participante passa a ser assinante da Gazeta do Povo Digital sem nenhum custo de adesão ou mensalidade. Passa também a receber dicas de matérias para trabalhar em sala de aula e como implementar a metodologia do Projeto da melhor forma possível. Além disso, os participantes têm acesso a uma plataforma EAD exclusiva, com certificação que vale para progressão de carreira. Confira todos os benefícios, clicando aqui

Ler e Pensar 

O LeP é um Projeto de incentivo à leitura, cidadania e alfabetização midiática, que visa contribuir para o desenvolvimento social e cultural de crianças e adolescentes paranaenses, dirigido a professores e alunos do ensino fundamental e médio de escolas e instituições públicas do Paraná. Em funcionamento desde 1999, leva matérias da Gazeta do Povo para dentro da sala de aula, discutindo questões relevantes para o currículo. 

Reconhecimento 

A metodologia de uso do jornal proposta pelo Ler e Pensar, é reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 2010, por contribuir com o objetivo 2 dos então Objetivos de Desenvolvimento do Milênio – Educação Básica de qualidade para todos. Conta ainda com prêmios como o Prêmio Mundial de Jovens Leitores, World Young Reader Prize e INMA Awards. Em 2018 o projeto ganhou pela segunda vez o Prêmio Sesi Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). 

Mais informações: 

Período de inscrição: 25/02 a 05/04 

Divulgação dos resultados e início do Projeto: a partir de 08/04 

Mais informações www.lerepensar.com.br 

Inscrição: www.lerepensar.com.br/inscricao/

8 recomendações para você

deixe sua opinião

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O jornalismo da Gazeta depende do seu apoio.    

Por apenas R$ 0,99 no 1º mês você tem
  • Acesso ilimitado
  • Notificações das principais notícias
  • Newsletter com os fatos e análises
  • O melhor time de colunistas do Brasil
  • Vídeos, infográficos e podcasts.
Já é assinante? Clique aqui.
>