Durante o segundo semestre de 2017, alunos do SESI de Irati participaram da produção de um programa de rádio | Foto: Divulgação 

Alunos do Colégio Sesi de Irati, nos Campos Gerais, viveram no segundo semestre de 2017 uma experiência marcante. Eles participaram semanalmente, de julho a dezembro, do programa In Pauta da Rádio Najuá FM, a partir do desenvolvimento do Projeto Najueiros. “Foi uma experiência mágica! Conseguimos abordar diversos assuntos, o que nos permitiu agregar muito conhecimento”, explicou Gabriela Dremiski, de 16 anos, aluna do terceiro ano do ensino médio. 

CARREGANDO :)

Os temas trazidos para discussão nos cinco meses de desenvolvimento dos Najueiros foram variados: de religião, diversidade e protagonismo juvenil à alimentação saudável, modismos, esportes, música e arte, entre muitos outros. 

“Os assuntos foram definidos pelos próprios estudantes”, contou a professora Avanilde Polak, graduada em Letras Português pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UniCentro), e mestre em Linguagem, Identidade e Subjetividade pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. “Depois de definido o projeto, incentivamos a pesquisa sobre acontecimentos e fatos atuais para debate em sala, pelos jovens. Com isso, houve o direcionamento para o projeto Ler e Pensar e o jornal Gazeta do Povo foi usado como fonte de pesquisa”, disse. 

Publicidade

Receptividade 

O In Pauta vai ao ar todos os dias, entre 12h e 13h, e também é transmitido pelo twitter e aplicativo da emissora. No programa, durante a realização do projeto, os alunos de primeira, segunda e terceira séries do Ensino Médio eram recebidos por locutores da rádio, que motivaram o debate entre os jovens do grupo. 

A experiência entusiasmou a todos os estudantes. Gabriela descobriu que o rádio é um veículo do qual muita gente gosta na cidade: “conhecidos da família comentaram que me ouviram”. Assuntos como depressão ou a influência da música na vida das pessoas foram os que a aluna mais gostou de pesquisar e debater. 

Assim como ela, José Alexandre Wagner e Nathan Korevar Stachio, ambos de 16 anos e atualmente na terceira série, encontraram motivos para se deixar arrebatar pelo projeto. “Eu sempre ouvi rádio. Gosto de notícias policiais e sempre tive vontade de conhecer uma emissora. Mas o que me marcou mais foi que aprendi a procurar as informações na fonte e a distinguir entre o que é verdadeiro e o que é fake news”, disse José Alexandre. 

Já Nathan se animou com a iniciativa depois de participar do projeto. “Isso abriu meus olhos para o fato de que o jovem tem muito conhecimento para oferecer à sociedade. Passei a me importar com o que acontece no mundo de hoje”, garantiu. 

Publicidade

Repercussão 

Segundo a professora, foi necessário fazer um rodízio entre os alunos do colégio e até hoje alguns reclamam por não terem conseguido participar. “A repercussão e experiência passaram a ser reconhecidos por eles como algo novo a ser vivenciado. Mesmo os estudantes que não iriam ao estúdio na semana, contribuíam para o trabalho de pesquisa dos colegas”. 

Avanilde avalia que os resultados foram muito significativos para o crescimento pessoal e intelectual dos alunos. “A leitura e a pesquisa, complexos para a motivação dos alunos, se tornaram mais presentes e mais fortes no cotidiano. A forma de conversar e interagir mudou, trazendo consistência em alguns debates e arguições textuais nas aulas e trabalhos escritos”. 

Para ela, que se diz grata e orgulhosa de ter participado e acompanhado o projeto, a palavra que traduz todo o trabalho é “crescimento”. “Para os alunos, com práticas em seus cotidianos; para a escola, na interação com a comunidade; a rádio, para conhecer um pouco mais das opiniões e realidades dos jovens; a comunidade, para conhecer a metodologia inovadora do Colégio Sesi; e principalmente para mim, por poder participar desses contextos e olhares em perspectivas diferenciadas”, finalizou, garantindo que a continuidade do projeto está perto de ser formalizada. 

 

Publicidade

O texto foi produzido pela Gerência de Educação Básica e Continuada do SESI, que mensalmente mostrará neste espaço os resultados do Projeto Ler e Pensar em suas escolas.