• Carregando...
Pequenos cidadãos, grandes ações
| Foto:

A preocupação com animais de rua é crescente. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que existam cerca de 30 milhões de bichinhos vivendo nas ruas do Brasil. Além da apreensão com os próprios animais, que ficam expostos a diversos tipos de perigo, há ainda outras questões desencadeadas por esse problema, como a transmissão de doenças, que pode ocorrer entre os próprios animais e até mesmo para humanos.

Uma das soluções viáveis para esse problema é a castração, que impede que a população de animais cresça continuamente, mas organizações sociais e órgãos públicos também apostam na conscientização da população, afinal, muitos animais vão para a rua após serem abandonados pelos tutores.

Nunca é cedo para começar...

Foi pensando em trabalhar com essa conscientização desde cedo que a professora Fabiane Gomes Canestraro, da Escola Municipal Augusto Staben, em Campina Grande do Sul realizou várias ações com sua turma de 1º ano. Inspirada pelo tema após ler a matéria "Prefeitura busca ajuda de empresas para arrecadar 128 toneladas de ração para cães", Fabiane decidiu provocar seus alunos.

Inicialmente, ela apresentou o texto e permitiu que as crianças fizessem suas contribuições sobre o assunto, relacionando a realidade da capital ao contexto da cidade em que vivem. Os pequenos estudantes chegaram à conclusão que o número de animais abandonados na cidade também era muito grande, e para ajuda-los a entender melhor porque existem tantos animais nessa situação, a docente convidou uma especialista: a veterinária Paula.

A convidada encantou os ouvintes ao levar um cachorro para a escola, então, explicou para as crianças os cuidados necessários com os animais em geral e a responsabilidade que assumimos ao adotar um bichinho de estimação, explicando as consequências do abandono e como devemos agir para mudar essa realidade. Depois disso, as crianças escreveram textos sobre os seus animais de estimação, com o objetivo de valorizar o amiguinho fiel.

Por fim, retomando o assunto visto no jornal, os alunos decidiram realizar uma campanha de arrecadação de ração, buscando apoiar uma organização social do município que acolhe e cuida de animais em situação de risco, a ONG Patas e Garras. Toda a comunidade se envolveu e colaborou doando pacotes de ração.

Segundo a professora, o trabalho realizado foi de extrema importância, pois os alunos, mesmo tão pequenos, com apenas seis anos, puderam se sentir verdadeiros cidadãos. “Tenho certeza que meus alunos aprenderam muito, pois puderam ver e sentir como é ajudar o próximo, ao colaborar com um gesto incrível”, afirmou Fabiane. Essa foi uma das práticas realizadas pela docente, durante a edição do Ler e Pensar 2019, e contribuiu para que ela fosse um dos dez destaques do ano, garantindo o sétimo lugar na votação popular promovida pelo Projeto.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]