• Carregando...
 |
| Foto:

Durante a última semana, a Diretoria de Políticas e Tecnologias Educacionais da Secretaria Estadual de Educação do Paraná (SEED) realizou as oficinas de férias do projeto SEED Lab. Assim como o projeto, as oficinas visavam à utilização das novas tecnologias no cotidiano escolar e a aprendizagem realizada de maneira criativa, centrada no fazer e não apenas em aulas expositivas. 

Temas como impressão 3D, robótica, programação e fabricação própria de artefatos, que iam desde instrumentos musicais até os fidget spinners, brinquedo que se popularizou este ano entre as crianças e jovens do mundo todo, fizeram parte das oficinas ministradas. Ao todo, foram 11 opções formativas, em um evento gratuito e aberto para toda a comunidade, sem distinção de área formativa, idade ou atuação em sala de aula. 

Espaço mão-na-massa 

As oficinas foram realizadas no espaço Maker, do projeto SEED Lab. O local é um ambiente educacional focado na facilitação da criatividade dos estudantes. A metodologia de trabalho incentiva o “faça você mesmo” e a utilização de materiais que, a princípio, seriam descartados, tudo isso aliado ao uso das tecnologias. 

As salas são amplas e dispõem de mesas compartilhadas, o que facilita a interação e troca de informações entre os agentes. Os professores atuam como tutores das atividades, geralmente deixando que o aluno explore e descubra sozinho. Além disso, nesta perspectiva, os erros são tratados como lições para futuros acertos. 

O projeto é tão inovador que em 2017 está sendo acompanhado por pesquisadores da Fundação Lemann e do Instituto de Tecnologia da Universidade de Massachusetts (MIT), uma das mais renomadas universidades do mundo, por meio do Desafio Aprendizagem Criativa Brasil. 

O espaço é aberto para estudantes, professores, pesquisadores e comunidade em geral. Para conhecer melhor, basta entrar em contato com a equipe do DPTE pelo telefone (41) 3277-7383 ou curtir SEED Lab no Facebook.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]