• Carregando...
Migrantes atravessa o Rio Grande enquanto a Patrulha da Fronteira dos EUA observa, em Ciudad Acuna, México, na fronteira com os EUA, 20 de setembro
Migrantes atravessa o Rio Grande enquanto a Patrulha da Fronteira dos EUA observa, em Ciudad Acuna, México, na fronteira com os EUA, 20 de setembro| Foto: EFE/EPA/ALLISON DINNER

Pouco mais de 94.500 migrantes que entraram ilegalmente nos Estados Unidos foram encontrados por agentes de fronteira no Sul do estado do Texas e liberados com notificações para se reportar às autoridades, de acordo com dados obtidos pela Fox News na quarta-feira.

Os migrantes foram encontrados nos setores do Vale do Rio Grande e Del Rio, no Texas, desde 20 de março deste ano, de acordo com a Fox News. "Notificações para se reportar" são ordens que direcionam os migrantes a se apresentar em um escritório da agência federal de Imigração e Alfândega dentro de 60 dias, e são diferentes das "notificações para comparecimento", que exigem que os migrantes compareçam a um tribunal de imigração, de acordo com o Projeto de Advocacia para Solicitantes de Asilo.

As notificações para se reportar fornecem "mecanismos para exigir que as unidades familiares liberadas da custódia da Alfândega e Proteção de Fronteiras (CBP) se reportem à agência de Imigração e Alfândega (ICE) dos EUA dentro de um prazo especificado", disse um funcionário do CBP à Fox News. Os dados oficiais referenciados mostram que 81% dos migrantes não compareceram aos procedimentos de imigração entre 2014 e 2020.

Os oficiais da fronteira no Vale do Rio Grande foram supostamente orientados a usar a poderes judicias ao processar os migrantes, o que os permitiria a dispensar a emissão de documentos exigidos para que os migrantes agendem uma data no tribunal, informou a Fox News em 21 de março.

"O que isso significa, porém, é que eles estão tomando a decisão agora de prender um indivíduo que entra ilegalmente nos Estados Unidos, seja para processá-lo ou não antes de liberá-lo para os EUA, para nunca mais ouvir falar dele", disse Mark Morgan, ex-comissário interino do CBP, ao The Daily Caller News Foundation. "Não há razão para eles emitirem uma notificação para comparecimento a um caso que eles não irão processar."

Mais de 208 mil migrantes foram encontrados na fronteira Sul em agosto e mais de 1,3 milhão foram registrados tentando entrar ilegalmente nos EUA desde janeiro, de acordo com dados do CBP.

O processo de emissão de uma notificação para comparecimento a um migrante individual ou uma unidade familiar pode custar várias horas para os oficiais de fronteira, relatou a Fox News. No entanto, quando os funcionários decidem não emitir as notificações para comparecimento, eles devem dizer aos migrantes para se apresentarem aos escritórios locais do ICE em seu destino final para concluir o processo.

©2021 The Daily Signal. Publicado com permissão. Original em inglês.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]