• Carregando...

Washington (EFE) – Eileen Collins, 48 anos, a astronauta que confessa ter medo de montanha-russa, comanda o Discovery, convencida de que o ônibus é "o mais seguro da história". Mãe de duas crianças, de 9 e 4 anos, a "– mulher foguete", como foi batizada pela revista Irish American, cresceu em Elmira, cidade de cerca de 30 mil habitantes ao norte de Nova Iorque.

Seu pai, carteiro, e sua mãe, secretária, se separaram quando ela tinha 9 anos. Eileen e os três irmãos tiveram uma infância de apertos econômicos. Dessa época, ela se lembra da paixão pela série Jornadas nas Estrelas. Após cursar Matemática na Corning Community College, foi à Universidade de Syracuse. Lá, em 1978, soube que as Forças Aéreas estavam aceitando mulheres para o treinamento de piloto. Virou garçonete para poder pagar as aulas de vôo.

Em 1990, passou, em primeiro lugar, no teste para se transformar em astronauta e acabou o programa com seu destino selado: o de se transformar na primeira mulher a pilotar uma nave espacial. A missão lhe foi atribuída em 1998 pelo então presidente dos EUA, Bill Clinton, que lhe disse: "Sua vida é uma história de desafios superados".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]