• Carregando...

Representantes de 193 países reunidos no Japão aprovaram, depois de duas semanas de negociações, um pacote internacional de medidas para promover a conservação e o uso sustentável da biodiversidade global. A aprovação ocorreu já nas primeiras horas do sábado (30), pelo horário local, durante a 10ª Conferência das Partes (COP 10) da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) na cidade japonesa de Nagoya.

O pacote inclui um Plano Estratégico de 20 metas para 2020, a criação de um mecanismo internacional de financiamento para apoiar o cumprimento das metas e um protocolo de acesso e repartição de benefícios relacionados ao uso de recursos genéticos de animais, plantas e micro-organismos.

A plenária de encerramento do encontro estendeu-se bem além do previsto. Chegou a haver dúvidas quanto à aprovação das propostas. A plenária terminou às 3 horas da manhã de sábado, pelo horário local, nove horas depois do prazo originalmente esperado.

Entre as metas adotadas, estão a proteção de pelo menos 17% dos ecossistemas terrestres e de água doce, e 10% dos ecossistemas marinhos e costeiros do planeta. A perda de hábitats deverá ser reduzida em pelo menos 50%, podendo chegar a quase 100% "onde for possível". As informações são da Associated Press

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]