• Carregando...

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, ganhou oficialmente neste sábado um adversário disposto a mostrar que tem chance de frustrar seus planos de reeleição. Manoel Rosales liderou uma marcha de milhares de simpatizantes para registrar sua candidatura às eleições presidenciais de dezembro

Duas vezes eleito governador do estado de Zulia, no oeste do país, Rosales tem o apoio de um grupo heterogênio de partidos de oposição a Chávez. A base do presidente, por sua vez, são as camadas mais populares do país, que é o quinto maior exportador de petróleo.

- Vejam como o povo de Caracas e o povo da Venezuela estão aqui nas ruas. Eles ousaram desafiar esse governo que representa o passado - disse Rosales durante a marcha em direção ao Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela.

Vestidos nas cores nacionais da Venezuela - amarelo, vermelho e azul - os simpatizantes de Rosales enfrentaram a chuva, cantando o jingle da campanha.

Rosales deve se tornar o adversário mais difícil para Chávez. Mas pesquisas mostram que ele tem um desafio descomunal pela frente, com 55% dos eleitores dizendo que vão votar no presidente em 3 de dezembro.

A promessa mais ousada de Rosales lembra o populismo de que Chávez é acusado. Ele diz que vai compartilhar com as famílias da Venezuela 20% do ganho que o país tem com petróleo. Também promete encerrar os programas de cooperação que Chávez estabeleceu na área com outros países latino-americanos.

- Essa é nossa oportunidade de mandar embora o ditador, de ter democracia - disse Julia Mendez, que viajou de Zulia a Caracas para participar da marcha. - Rosales vai nos tirar da miséria e parar de entregar nosso petróleo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]