• Carregando...

Indivíduos ligados à rede Al-Qaeda e a outros grupos estão se escondendo no sul do continente africano e podem estar estabelecendo redes na região, disse o ministro da inteligência da África do Sul nesta segunda-feira.

- Há grupos na África que reivindicam ser parte da Al-Qaeda e de outras estruturas - disse Ronnie Kasrils a delegados em uma conferência da Marinha na Cidade do Cabo.

- Eles estão buscando refúgio nessa parte do continente, mas não se trata apenas de buscar refúgio, mas de tentar estabelecer redes - disse.

A África, o continente mais pobre do mundo, vem sendo atingida por uma série de ataques. O último matou mais de 60 pessoas no Egito, no mês passado.

Na maior parte das vezes, os ataques são dirigidos a locais turísticos, mas também vitimaram centenas de africanos, como foi o caso das bombas às embaixadas de Dar es Salaam, na Tanzânia, e em Nairóbi, no Quênia, em 1998.

Kasrils disse que indivíduos com ligações com grupos extremistas vêm sendo encontrados na África do Sul, em Moçambique e em outros países vizinhos. Ele disse ainda que uma pessoa foi presa em Zâmbia após ter visitado vários países no sul da África.

Com laços bancários e financeiros com o Ocidente e uma população multiracial, a África do Sul é vista por analistas de segurança como uma possível base de operações para tais grupos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]