"Agentes iranianos" estão por trás da morte de cinco americanos em uma emboscada em Kerbala, no Iraque, informou um relatório do Exército dos EUA obtido pela rede NBC. O documento afirma, ainda, que a Guarda Revolucionária do Irã está fornecendo armas sofisticadas e informações de inteligência sobre as forças americanas e iraquianas aos extremistas xiitas.

CARREGANDO :)

Nos últimos dias, soldados dos EUA e do Iraque intensificaram as operações para minar grupos de radicais xiitas e sunitas. Perto de Najaf combates resultaram na morte de 263 membros de um obscuro culto xiita que planejava executar líderes religiosos tradicionais.

A participação do Irã, país de maioria xiita, na fomentação da crise civil iraquiana tem recebido grande atenção das forças americanas. Entretanto o presidente George W. Bush tem adotado um discurso mais brando, afirmando que os EUA não têm planos de atacar diretamente o Irã.

Publicidade

O cenário de combates tem se reduzido ao próprio Iraque. Na semana passada, Bush autorizou as forças americanas a caçar e matar agentes iranianos inflitrados no país vizinho.

Além disso, os EUA lideram os esforços contra o programa nuclear do Irã, o qual, segundo Washington, tem o objetivo de produzir armas atômicas. Teerã nega, garantindo que seu objetivo é meramente pacífico.