• Carregando...

O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, qualificou nesta segunda-feira de "demoníaco" o materialismo ocidental e responsabilizou o Ocidente pelos males do mundo, por esquecer "a verdadeira natureza humana".

Em discurso durante uma reunião de professores universitários islâmicos, transmitido ao vivo pela televisão oficial iraniana "IRIB", Ahmadinejad assinalou que a diferença entre o Islã e Ocidente está em como definem a humanidade.

"Os problemas do mundo atual são resultado do fato que certos poderes e pessoas (em referência ao Ocidente e seus governantes) esqueceram sua verdadeira natureza humana", disse o presidente iraniano com seu habitual tom messiânico.

"A opressão, a arrogância, as invasões, os massacres, a questão da Palestina, a escravidão, o imperialismo, o saque da riqueza das nações e os assassinatos" são, na opinião de Ahmadinejad, os problemas atuais da Humanidade.

Também criticou os conceitos ocidentais de democracia e direitos humanos e acusou "os inimigos da Humanidade (Ocidente)" de tê-los "globalizado", ignorando a visão muçulmana nestes aspectos.

Embora tenha insistindo que a muçulmana é a verdadeira religião revelada por Deus, Ahmadinejad negou que o Islã pretenda governar o mundo, mas acrescentou: "O Islã pertence a todos os seres humanos, por isso o despertar islâmico também pertence a todos os seres humanos do mundo".

O regime teocrático da República Islâmica do Irã denomina como "despertar islâmico" as revoltas e revoluções que transformaram diversos países muçulmanos nos últimos anos e considera que estão inspiradas pela Revolução Islâmica do Irã de 1979.

No entanto, os críticos do regime islâmico, consideram que a Primavera Árabe, como também se denominam essas revoluções, se inspirou, em boa medida, nos protestos surgidos no Irã após as eleições presidenciais de 2009, vencidas oficialmente por Ahmadinejad, nas quais a oposição denunciou uma fraude maciça.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]