O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, pediu para ocupar a tribuna do Conselho de Segurança da ONU para defender o programa nuclear do seu país, disse na quinta-feira o diplomata que preside o Conselho neste mês.

CARREGANDO :)

O sul-africano Dumisani Kumalo afirmou ter recebido uma carta do embaixador iraniano na ONU, Javad Zarif, solicitando a visita de Ahmadinejad.

O Conselho recebeu na quinta-feira uma proposta com novas sanções ao programa nuclear iraniano, já aceita pelos cinco países com poder de veto - EUA, Rússia, China, França e Grã-Bretanha.

Publicidade

``A carta foi muito específica: ele quer vir quando a resolução estiver sendo adotada'', afirmou Kumalo a jornalistas. ''O Conselho de Segurança terá de decidir se acomoda isso ou não. O desafio agora é que não sabemos quando seria.''

Ele afirmou que o Conselho volta a discutir o caso do Irã na quarta-feira que vem e deve votar a resolução até o final daquela semana.

O Irã já está sob sanções da ONU, apesar de garantir que seu programa nuclear é exclusivamente para gerar eletricidade com fins civis. O Ocidente suspeita do desenvolvimento de bombas atômicas e quer impor novas restrições.

``Os iranianos solicitaram oficialmente vistos para o presidente Ahmadinejad e sua delegação'', disse Richard Grenell, porta-voz da missão dos EUA na ONU.

É improvável que os EUA recusem o visto, pois Ahmadinejad já recebeu vistos no passado, como em setembro, quando falou à Assembléia Geral da ONU, em Nova York.

Publicidade
Veja também
  • Congresso dos EUA vota prazos para fim da guerra no Iraque
  • Criticado por guerra, Olmert admite ser impopular
  • Abbas aceita composição do novo gabinete palestino
  • Premiê palestino promete esforço para libertar jornalista da BBC
  • Iraque tem elementos de guerra civil