• Carregando...

Perfil - Interesse pela ecologia

Al Gore é o 20.º americano agraciado com o prêmio Nobel.

Anteriormente o prêmio foi concedido a figuras políticas de primeira ordem como os ex-presidentes Theodore Roosevelt (em 1906) e Jimmy Carter (em 2002), o ativista Martin Luther King (em 1964) e o ex-secretário de Estado americano Henry Kissinger (em 1973).

O interesse de Gore pela ecologia vem desde 17 anos atrás, antes de ser vice-presidente dos Estados Unidos durante o mandato de Bill Clinton (1993-2001). No entanto, o verdadeiro reconhecimento chegou após a estréia no ano passado do documentário Uma Verdade Inconveniente, premiado como melhor documentário na última cerimônia de entrega do Oscar.

Oslo – O ex-vice-presidente dos Estados Unidos e ativista internacional pelo combate ao aquecimento global, Al Gore, e o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC, em inglês) da Organização das Nações Unidas são os ganhadores do prêmio Nobel da Paz de 2007.

Os ganhadores foram anunciados na manhã de ontem, em Oslo, pelo Comitê do Nobel da Paz. Com a premiação, o comitê disse que queria ajudar a chamar a atenção do mundo para a ameaça representada pelo aquecimento global.

Há 50 anos o comitê do Nobel mantém a identidade dos indicados em segredo. Acredita-se que 181 indivíduos ou organizações estavam na lista.

"Eles foram escolhidos pelos seus esforços, para acumular e disseminar um conhecimento maior sobre as mudanças climáticas provocadas pela ação do homem e para criar os fundamentos das medidas necessárias para enfrentar essas mudanças", disse Ole Danbolt Mjoes, presidente do comitê.

No anúncio do prêmio, Gore foi elogiado como "provavelmente o único indivíduo que fez mais para criar no mundo a compreensão das medidas que precisam ser adotadas", por meio de suas palestras, filmes e livros.

O ex-vice-presidente americano Al Gore, conseguiu com seu ativismo que o meio ambiente adquirisse a mesma importância na consciência pública que a luta pela paz.

Falando em Washington, Gore disse que é uma honra dividir o prêmio com o IPCC.

"Este prêmio tem um significado ainda maior, pois tenho a honra de dividir com o IPCC, cujos membros trabalharam de forma incansável e generosamente por tantos anos", disse. Gore acrescentou que vai doar a sua metade do prêmio de R$ 2,8 milhões para a Aliança para Proteção Climática.

O IPCC, um painel da ONU criado em 1988 que reúne cerca de 3 mil cientistas e especialistas de várias áreas, é tido como a principal autoridade científica sobre aquecimento global e seu impacto no mundo.

"Não acredito, (estou) estupefato, atordoado", disse o presidente do IPCC, Rajendra Pachauri, a jornalistas e colegas de trabalho depois de receber a notícia por telefone em seu escritório em Nova Délhi.

Pachauri disse aos seus colegas de trabalho e jornalistas em frente ao seu escritório que espera que o prêmio traga "uma maior consciência e senso de urgência" na luta contra o aquecimento global.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]