• Carregando...
Civis tentam escapar da violência na Síria, carregando pertences em uma caminhonete, na região de Masaken Hanano | Saad Abobrahim/Reuters
Civis tentam escapar da violência na Síria, carregando pertences em uma caminhonete, na região de Masaken Hanano| Foto: Saad Abobrahim/Reuters

Autêntico

Site de comunicação entre jihadistas diz que documento é confiável

A autenticidade do comunicado divulgado ontem pela Al-Qaeda não pôde ser verificada de forma independente, mas ele foi postado em sites que geralmente são usados pela rede terrorista.

O jornal The New York Times dá como referência o site Intelligence Group, que acompanha as comunicações entre jihadistas na internet. Segundo site, o documento é confiável.

Para Charles Lister, do Brookings Doha Center, a declaração da Al-Qaeda reflete sua "tentativa de definitivamente reassumir algum nível de autoridade sobre a jihad na Síria". O comunicado mostra também o fracasso de liderança da Al-Qaeda em comandar genuinamente a rivalidade entre o Estado Islâmico do Iraque e a Frente Nusra.

Desobediente

O grupo conhecido como Estado Islâmico do Iraque e do Levante, liderado por Abu Bakr al-Baghdadi, perdeu vínculo com a Al-Qaeda depois de ter desobedecido às ordens do líder da rede terrorista, Ayman al-Zawahri.

  • Escombros deixados por bombardeio ocorrido em Aleppo
  • Soldados iraquianos que combatem o grupo ligado à Al-Qaeda

A Al-Qaeda rompeu ligações com uma de suas ramificações na Síria e se distanciou das lutas internas entre os rebeldes que participam da guerra civil no país, de acordo com comunicado divulgado ontem.

O anúncio parece ser uma tentativa de a Al-Qaeda colocar a casa em ordem e aumentar sua influência entre grupos islâmicos rivais que passaram a brigar entre si na Síria.

Assinado pelo comando-geral da Al-Qaeda, o comunicado diz que a liderança cortou ligações com o grupo afiliado conhecido como Estado Islâmico do Iraque e da Síria (também chamado de Estado Islâmico do Iraque e do Levante), liderado por Abu Bakr al-Baghdadi, depois de ele não ter obedecido as ordens do líder da rede terrorista, Ayman al-Zawahri.

Em maio, Al-Zawahri ordenou que o grupo operasse de forma independente do braço rival da Al-Qaeda na Síria, a Frente Nusra, liderada por Abu Mohammed al-Golani. Al-Baghdadi rejeitou as ordens e tentou, sem sucesso, fundir os dois grupos.

Distância

No comunicado de ontem, a Al-Qaeda disse que "não aprova a criação nem controla" o Estado Islâmico do Iraque e da Síria e, portanto, não tem "ligações organizacionais com o grupo".

"Nós nos distanciamos da insubordinação que acontece entre as facções mujahedin [na Síria] e do sangue proibido derramado por qualquer facção", diz o documento, a respeito dos conflitos internos entre os extremistas islâmicos.

Os jihadistas, ou guerreiros sagrados, diz o texto, deveriam entender a "enormidade da catástrofe" e as implicações "que esta insubordinação pode ter na guerra santa na Síria".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]