• Carregando...

Bogotá - O presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, reconheceu ontem que um policial disparou sua arma durante as manifestações de indígenas e camponeses no sudoeste do país. Ele negou, no entanto, que os tiros tenham matado algum manifestante.

"A polícia realmente disparou (...), mas os indígenas morreram, perderam a vida, como foi atestado pelo Instituto Médico Legal, por causa dos explosivos detonados pelos terroristas infiltrados nas manifestações’’, disse Uribe em entrevista coletiva.

O presidente admitiu os disparos – que haviam sido proibidos e negados pelas autoridades – depois que o canal de notícias CNN divulgou um vídeo amador no qual um policial vestindo máscaras atira três vezes com um rifle durante as manifestações. Na gravação, não é possível ver para onde o policial atirava.

Na terça-feira, dois indígenas morreram em meio aos protestos por distribuição de terras na Colômbia. Segundo o Conselho Regional Indígena de Cauca (CRIC), uma das entidades que organiza a manifestação, os índios Jesus Antonio Nene e Elver Brito, da etnia Paez, levaram tiros na cabeça e nas costas. Eles teriam sido alvejados quando tentavam se juntar à marcha que une milhares de manifestantes em direção à cidade de Cali.

A Marcha pela Dignidade dos Povos, nome da manifestação, começou na terça-feira e já reúne mais de 20 mil pessoas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]