Semanas antes de Obama visitar Berlim, em junho, telefone de Merkel continuava sendo monitorado pela NSA, segundo reportagem| Foto: Yves Herman/Reuters

O presidente norte-americano, Barack Obama, afirmou ontem à chanceler alemã, Angela Merkel, que os Estados Unidos não estão monitorando as comunicações dela, depois que Merkel levantou a questão com Obama.

CARREGANDO :)

O porta-voz da Casa Bran­­ca, Jay Carney, disse que Obama e Merkel conversaram por telefone sobre os temores da Alemanha de que a Agência de Segurança Nacional dos EUA estaria espionando a chanceler.

Carney, questionado sobre a alegação de que a agência teria monitorado conversas de celular de Merkel, disse que Obama garantiu que "os Estados Unidos não estão monitorando as comunicações da chanceler".

Publicidade

"Ela [Merkel] vê tais práticas, caso os indícios se confirmem, como totalmente inaceitáveis", afirmou Steffen Seibert, porta-voz do governo, antes de pedir que as autoridades americanas esclareçam detalhadamente a extensão de suas atividades de espionagem na Alemanha.

Seibert explicou que o governo alemão "recebeu informações de que o telefone celular da chanceler poderia ter sido monitorado pela espionagem norte-americana".