• Carregando...
“Peguem-no pelos impostos!” | Stephanie Keith/AFP
“Peguem-no pelos impostos!”| Foto: Stephanie Keith/AFP

Milhares de manifestantes se reuniram neste sábado (15) em várias cidades dos Estados Unidos para pressionar Donald Trump a publicar sua declaração de imposto de renda, um ato de transparência que ele se nega a cumprir.

“Até que faça isso, não saberemos o que está escondendo ou a quem beneficia suas políticas. Precisamos de um presidente que trabalhe para todos os americanos e um sistema de impostos que faça isso também”, afirmaram os organizadores da Tax March em seu site.

Os protestos foram programados para coincidir com o tradicional 15 de abril, data limite para fazer a declaração de impostos nos Estados Unidos.

Leia também: EUA e Coreia do Norte podem entrar em guerra a qualquer momento, alerta China

Americanos de todas as idades se reuniram na cidade de Washington, em frente ao Capitólio, que abriga o prédio do Congresso, exibindo cartazes com mensagens do tipo “O que esconde?” e “Os homens de verdade pagam seus impostos”. Um enorme polvo inflável, vestido de forma a parecer com Trump, foi usado para sugerir que o presidente republicano está atemorizado de tornar público sua declaração.

“Se não tem nada a esconder, deveria publicar sua declaração”, afirmou Liz Turner, de 31 anos. Indagada sobre que suspeitas tem a respeito da declaração, ela foi enfática: “talvez alguma coisa com a Rússia?”

Ellen Lodwick, de 67 anos, uma pesquisadora corporativa de Maryland, também coloca em dúvida as transações comerciais do presidente. “Provavelmente há investimentos questionáveis ou ilegais”.

Os presidentes dos Estados Unidos e os candidatos divulgam voluntariamente há décadas suas declarações de impostos, mas não há um exigência legal para obrigá-los a fazer isso. A lei só obriga que seja publicada a declaração financeira, incluindo dívidas e rendimentos, mas não e obrigatório detalhar os impostos pagos.

Para os detratores do presidente esta informação é importante porque Trump se vangloria de ter usado todas as lacunas fiscais existentes para reduzir seus impostos ao máximo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]