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Cientistas analisam a Monalisa: camadas de tinta ocultas na obra | Centro Nacional de Pesquisa da França/AFP
Cientistas analisam a Monalisa: camadas de tinta ocultas na obra| Foto: Centro Nacional de Pesquisa da França/AFP

A Gioconda e outros seis re­­tratos pintados por Leonar­­do da Vinci revelaram novos se­­gredos graças a análises realizadas por cientistas franceses, que detalham a composição e a grossura das camadas de pin­­tura.

Segundo esse estudo, nesses retratos o autor aplicou camadas muito finas de pintura para amenizar os contornos e suavizar as transições entre a sombra e a luz nos rostos dos personagens. A técnica é conhecida como "sfumato". Sete quadro atribuídos a Leonardo da Vinci foram analisados "sem extração de amostras, diretamente nas salas de museu do Louvre" (A Anunciação, A Virgem das Ro­­chas, La Belle Ferronnière, La Gioconda, São João Batista, Baco e Sant’ Anna, a Virgem e o menino), indicou o Centro Nacional francês de Pesquisa Científica (CNRS).

O estudo revela que, para conseguir as sombras, o pintor utilizou várias técnicas, que se caracterizam pelo uso de finíssimas camadas de veladura translúcida. O estudo foi publicado na revista científica especializada em quí­­mica aplicada "Ange­­wand­­te Chemie".

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