• Carregando...

O primeiro-ministro da Espanha, José Luis Rodríguez Zapatero, exigiu nesta sexta que se respeitem as democracias na América Latina, após uma fracassada tentativa de insubordinação por parte de policiais contra o presidente do Equador, Rafael Correa.

Zapatero disse que havia conversado por telefone com Correa. Segundo o líder espanhol, "afortunadamente parece que (a crise) se resolveu pela intervenção do Exército, que tem sido leal ao governo democraticamente eleito e, em consequência, se restitui a constitucionalidade no Equador", afirmou Zapatero em entrevista à rádio pública RNE.

O prêmio espanhol enalteceu a firmeza de Correa diante da crise e ressaltou o "respeito" pelo colega, por sua atitude nessa situação. Os policiais protestavam contra uma lei apoiada pelo governo que pode retirar parte de seus rendimentos.

Na noite de ontem o presidente mexicano, Felipe Calderón, também conversou com Correa por telefone. Além de condenar o levante dos policiais equatorianos, Calderón reiterou seu apoio ao governo de Quito e se colocou à disposição para "apoiar as ações que pudessem surgir em nível internacional frente a essa situação", segundo o comunicado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]