• Carregando...

Após o forte terremoto da manhã de sábado que matou pelo menos 4,5 mil pessoas na ilha de Java, a Indonésia concentra seus esforços agora na procura por sobreviventes. Muitas pessoas ainda estariam presas debaixo dos escombros. As chances de encontrar sobreviventes diminuem com o passar das horas.

Segundo o vice-presidente indonésio, Yusuf Kalla, o tremor deixou entre 10 mil e 20 mil feridos.

A área atingida pelo terremoto de 6,2 graus na Escala Richter (que vai até 9 graus), nas proximidades da cidade de Yogyakarta, é densamente povoada.

Além da tragédia humana, há relatos de que o temor danificou também o templo hindu Prambanan, monumento histórico com mais de mil anos de idade considerado um patrimônio da humanidade pela Unesco.

O principal aeroporto da região foi reaberto para o pouso de aviões de assistência humanitária.

Feridos

A pior devastação foi na cidade de Bantul, ao sul de Yogyakarta, onde mais de 2 mil pessoas morreram. Pelo menos 2,9 mil pessoas ficaram seriamente feridas, dificultando o atendimento nos hospitais. Sobreviventes abriram covas coletivas para enterrar seus mortos.

Ao visitar a região afetada pelo terremoto, o presidente da Indonésia, Susilo Bambang Yudhoyono, pediu às equipes de resgate que trabalhem contra o relógio.

Ele ainda pediu aos militares que ajudem a socorrer as vítimas. Mais tarde, ele passou a noite em um acampamento com sobreviventes, informou a agência de notícias Associated Press.

A Cruz Vermelha da Indonésia disse que estava enviando equipes de resposta rápida para a região, e 21 hospitais campais estão funcionando com capacidade total. Segundo a rádio local, há necessidade de mais médicos nos hospitais.

Feridos estão sendo levados para o hospital em caminhões e ônibus, ou fazem a viagem a pé, por causa da falta de ambulâncias.

Yogyakarta fica perto do vulcão Monte Merapi, que ameaçou entrar em erupção em meados deste mês, provocando a retirada de milhares de pessoas da região.

Especialistas estão divididos sobre os riscos de o terremoto afetar o vulcão, mas há informações de que a atividade aumentou no Monte Merapi.

Houve uma erupção pouco depois do terremoto, com cinzas chegando a 3,5 km de distância, do lado oeste.

Segundo as autoridades, apesar de o tremor ter atingido uma área da costa da ilha, não houve nenhum tsunami após o terremoto.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]