• Carregando...

Brasileiro em lua-de-mel está entre os mortos no desastre

O brasileiro Ronaldo Gomes Silva, de 25 anos, que está entre as vítimas do acidente ocorrido quarta-feira no Aeroporto de Barajas, em Madri (Espanha), havia se casado no dia 3 de julho em São Paulo com a espanhola Yanina Celis Dibowsky e estava indo para as Ilhas Canárias em lua-de-mel. As informações foram dadas pela irmã de Ronaldo, Rosana Gomes Silva, 24.

Leia a matéria completa

Ignacio Ferrero

Ignacio Ferrero, especialista em caixas-pretas, responsável pelo setor de segurança aérea da companhia espanhola Iberia

Leia a entrevista completa

Médica diz que renasceu

Bogotá - A colombiana Ligia Palomino, sobreviventes do acidente com o avião da Spanair, disse ontem que voltou a nascer e agradeceu a Deus por estar viva.

Leia a matéria completa

Madri - Autoridades espanholas declararam ontem três dias de luto nacional pelas 153 pessoas mortas no pior desastre aéreo ocorrido na Espanha em quase 25 anos. A bandeira espanhola está hasteada a meio mastro nos edifícios públicos em sinal de luto.

Dezenove das 172 pessoas a bordo sobreviveram ao acidente ocorrido na quarta-feira, quando um avião da companhia aérea Spanair com destino às Ilhas Canárias caiu durante uma tentativa de decolagem no Aeroporto de Barajas, em Madri.

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil informou que um dos mortos no acidente aéreo era brasileiro (veja mais ao lado).

Investigação

A causa do acidente ainda é desconhecida e peritos investigam a tragédia. Segundo a companhia aérea, o piloto do MD-82 da empresa reportou inicialmente um problema com um dispositivo de temperatura na parte externa da aeronave. Isso fez com que o vôo sofresse atraso de pouco mais de uma hora, até a reparação do problema.

Ontem, a Spanair informou que o aparelho sofreu superaquecimento numa válvula de entrada de ar antes de uma primeira tentativa de decolagem ter sido abortada. Não estava claro se o problema teria relação com o desastre.

Javier Mendoza, porta-voz da companhia, disse que o dispositivo, posicionado no bico do avião, sob a cabine de comando, estava superaquecido e que os técnicos o desconectaram para corrigir o problema. De acordo com ele, trata-se de um procedimento habitual.

Os técnicos da Spanair declararam o avião apto para voar depois de reparado o problema.

Identificação

Até a noite de ontem, os médicos legistas espanhóis haviam identificado 41 dos mortos do acidente aéreo. Para identificar o restante das vítimas, autoridades espanholas tentarão o reconhecimento por meio de impressões digitais ou exames de DNA.

No entanto, a identificação de todos os corpos levará ao menos dois ou três dias, segundo confirmou a ministra do Desenvolvimento, Magdanela Álvarez. "A circunstância em que estão torna muito difícil a identificação", afirmou.

Dos 112 corpos restantes, 80 terão de ser identificados por exames de DNA, enquanto as outras 32 vítimas deverão ser reconhecidas por impressões digitais. Cerca de 40 pessoas trabalham para agilizar a identificação das vítimas. Quinze dos corpos já identificados foram entregues a seus familiares.

Crianças

Os espanhóis estavam chocados e lamentaram as mortes do grande número de crianças no vôo. Pelo menos 22 crianças e adolescentes – incluídos dois bebês – estavam entre as 172 pessoas a bordo. Três das crianças estão entre os 19 sobreviventes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]