• Carregando...
Pessoas fazem fila em frente a local de votação em Montreal, Quebec, Canadá, 20 de setembro, data das eleições gerais no país
Pessoas fazem fila em frente a local de votação em Montreal, Quebec, Canadá, 20 de setembro, data das eleições gerais no país| Foto: EFE/EPA/ANDRE PICHETTE

Os canadenses vão às urnas nesta segunda-feira (20) para votar nas eleições gerais do país, antecipadas em dois anos pelo primeiro-ministro Justin Trudeau, que fez uma aposta contando com a sua popularidade para conquistar a maioria no parlamento, mas que pode custar a sua permanência no cargo.

Em meados de agosto, as pesquisas estavam favoráveis a Trudeau e seu Partido Liberal, indicando que ele não apenas sairia vencedor como ainda poderia ampliar o seu governo de minoria para uma maioria no parlamento. Porém, no decorrer da campanha de 36 dias, o Partido Conservador e o seu líder Erin O'Toole reverteram o curso e agora aparecem empatados ou ganhando de Trudeau nas sondagens mais recentes.

"Trudeau cometeu um erro de julgamento incrivelmente estúpido", disse Robert Bothwell, professor de história canadense e relações internacionais na Universidade de Toronto, à Associated Press.

O líder canadense ainda tem boa popularidade e a maioria da população aprova a sua resposta à pandemia de Covid-19. Mas a imagem de Trudeau foi arranhada por questões relacionadas à população indígena, a refugiados e a defesa dos direitos das mulheres.

Os conservadores acusam Trudeau de convocar a eleição desnecessariamente, por ambições pessoais, visto que o primeiro-ministro tem conseguido promover a sua agenda com o governo de minoria. E de fato as pesquisas indicam que até três quartos dos canadenses não concordavam com a realização da eleição não programada no meio de uma pandemia - autoridades de saúde canadenses têm alertado sobre uma quarta onda de contágios no país.

Por que as eleições foram antecipadas?

Justin Trudeau anunciou no mês passado que as eleições que estavam programadas para 2023 seriam antecipadas para este 20 de setembro.

Ele argumentou que só seria capaz de implementar medidas de combate à pandemia de Covid-19 e de recuperação econômica, especialmente com programas de estímulos, se tivesse uma maioria de liberais no parlamento. No entanto, os outros partidos têm apoiado as suas propostas desde o início da pandemia e Trudeau também conseguiu manter a alta aprovação do público. Analistas dizem que o primeiro-ministro decidiu antecipar as eleições para aproveitar o momento de aprovação alta, em vez de arriscar um resultado possivelmente menos favorável daqui a dois anos.

O que está sendo votado?

Todos os 388 assentos da Câmara dos Comuns do Canadá estão em votação. Eles serão ocupados pelo representante mais votado em cada um dos 388 distritos eleitorais. O partido que vencer a maioria dos assentos terá a missão de formar o governo e o seu líder se tornará o primeiro-ministro.

As últimas urnas serão fechadas às 19 horas (23 horas em Brasília) na província de Colúmbia Britânica. A votação é feita em cédulas de papel, enviadas por correio ou depositadas presencialmente nas urnas, que serão contadas a mão.

O que dizem as pesquisas?

As pesquisas mostram uma disputa acirrada entre o Partido Liberal, de Trudeau, e os Conservadores, rivais do governo. Os liberais ainda podem conseguir o maior número de assentos no parlamento, mas sem conquistar a maioria absoluta, o que obrigaria o governo a depender do partido de oposição para aprovar legislações.

Os conservadores também têm chances de uma vitória sem a maioria absoluta, o que levaria a uma mudança para um governo conservador de minoria.

Em termos de popularidade, o líder do progressista Novo Partido Democrático está à frente de Trudeau e O'Toole. Jagmeet Singh não tem chances de se tornar o novo primeiro-ministro nessa eleição, segundo analistas - já que o seu partido tem 20% da preferência dos eleitores indecisos, em comparação a 32% tanto dos liberais quanto dos conservadores -, mas ele se tornou o político mais popular entre os canadenses. Singh ainda pode se tornar o fiel da balança caso as previsões se confirmem e as eleições tenham como resultado um governo de minoria.

Quando saem os resultados?

Como a disputa está muito acirrada, é possível que os resultados finais só sejam conhecidos daqui a alguns dias. Os votos enviados pelo correio, que chegaram em número recorde nessa eleição, também devem atrasar a publicação dos resultados, já que eles só começarão a ser contados na terça-feira (21), após o fim do prazo para o recebimento das cédulas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]