• Carregando...

O índice de aprovação do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, está perto de seu nível mais baixo em meio às preocupações sobre sua habilidade para administrar o governo e o pessimismo em relação á guerra no Iraque, segundo uma pesquisa realizada em conjunto pela rede CNN, o jornal USA Today e o instituto Gallup divulgada nesta quinta-feira.

A pesquisa, feita na terça e quarta-feira, mostra um índice de aprovação de 38%, um ponto abaixo da sondagem realizada em meados de fevereiro e apenas um ponto acima da taxa mais baixa de 37% em novembro. O índice de reprovação do presidente Bush foi de 60%, empatando com sua marca mais baixa em novembro.

Dos 1.020 adultos entrevistados, 59% disseram que Bush não administra o governo eficazmente, e 58% afirmaram que não estão prestando atenção suficiente ao que sua administração está fazendo.

Para 55% dos entrevistados Bush é um líder forte. Mas somente 47% o consideram honesto e confiável, enquanto 73% disseram que acreditam que os grandes negócios têm muita influência em seu governo.

Um dos pilares da presidência de Bush, o apoio público à guerra contra o terrorismo, mostrou sinais de enfraquecimento na mais recente pesquisa. Somente 47% dos entrevistados disseram que aprovam como Bush lida com os esforços para combater o terrorismo, abaixo dos 54% da pesquisa realizada entre 9 e 12 de fevereiro.

A guerra no Iraque tem o apoio de apenas 35%, enquanto 64% desaprovam. Para 73% uma guerra civil naquele país deve acontecer neste ano, mas 20% disseram que tal conflito pode ser evitado. E somente 44% acreditam que os Estados Unidos vencerão a guerra, abaixo dos 49% da pesquisa de dezembro.

O número de americanos que acreditam que os EUA vão perder a guerra subiu de 47% em dezembro para 52% na pesquisa desta semana. E 55% disseram que a invasão dos Estados Unidos para derrubar o ditador Saddam Hussein em 2003 foi um erro.

Para 9% os EUA precisam de mais tropas no Iraque. Outros 23% disseram que o número de soldados, atualmente cerca de 130 mil, deve permanecer o mesmo. Mas 38% disseram que algumas das tropas deveriam voltar, e outros 27% querem uma retirada de todas as tropas americanas.

Na economia, 40% dos entrevistados disseram que aprovam as políticas de Bush, enquanto 57% desaprovam. A pesquisa tem uma margem de erro de três pontos para mais ou para menos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]