• Carregando...

Londres – Um novo modelo de computador para prever a evolução do clima indica que as temperaturas médias da Terra vão se estabilizar até 2009, mas vão retomar logo em seguida uma curva acentuada de aquecimento global. Até 2015, afirmam cientistas, dois ou três anos deverão bater o recorde de calor de 1998, o ano mais quente já registrado na história.

A previsão foi feita por cientistas do Centro Hadley, da Inglaterra, que nos últimos anos apresentou vários dos modelos que se mostraram os melhores. A nova ferramenta é, basicamente, a mesma que cientistas já vinham usando.

"Boa parte dos novos dados vêm de observações de temperatura do oceano e de sua salinidade", disse o climatologista Doug Smith, que liderou o estudo. "Antes, a temperatura era medida a partir de navios, com equipamentos em cordas. Agora temos uma cobertura muito maior: existem estações-bóia há 3.000 metros de profundidade que sobem à superfície periodicamente e medem um perfil de temperaturas nos oceanos."

Os cientistas já atestaram a confiabilidade do método fazendo previsões do clima atual baseando-se apenas em informações disponíveis na década de 1980. Uma prova definitiva de que a ferramenta é útil porém, virá apenas com o tempo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]