• Carregando...

Bangcoc (AE/AP) – O aquecimento global fará com que o nível do mar aumente 34 centímetros até o fim do século, provocando inundações e erosão nas regiões costeiras, revelou um estudo elaborado por cientistas australianos O documento, publicado na edição deste mês da revista especializada Geophysical Research Letters, prevê que o aquecimento global esquentará a água dos oceanos e provocará o derretimento de geleiras na Cordilheira do Himalaia e na Groenlândia.

Os cientistas australianos calculam que o nível dos oceanos aumentará em média de 28 a 34 centímetros até 2100. Pelos cálculos dos responsáveis pela pesquisa, a emissão de gases causadores do efeito estufa precisa diminuir pela metade até 2050 para que esse cenário não se confirme. "O que nós constatamos é que o nível do mar está aumentando com o passar do tempo", relatou John Church, co-autor do estudo elaborado pela Organização de Pesquisa das Comunidades Científica e Industrial, ligado ao governo australiano. "Isso significa que haverá aumento na incidência de enchentes das áreas costeiras quando houver tempestades. Isso causará aumento da erosão nas costas. Veremos também aumento de enchentes em nações insulares", prosseguiu o cientista

A maioria esmagadora da comunidade científica acredita que os gases causadores do efeito estufa liberados na atmosfera pela atividade humana está fazendo com que o calor esteja sendo retido na atmosfera terrestre. De acordo com Church, se a emissão dos gases causadores do efeito estufa não cair pela metade até 2050, "as mudanças climáticas continuarão e sua magnitude será ainda maior". Ele reconhece que os governos ao redor do mundo já deram início ao processo para reduzir a emissão de poluentes, mas alerta que "há um longo caminho pela frente".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]