• Carregando...

Reação

Governo norte-americano se diz perplexo

Os Estados Unidos estão "perplexos" e "preocupados" com uma revista incomum que levou a Argentina, na semana passada, a apreender carga que seguia em avião militar americano, afirmou, em Washington, o porta-voz do Departamento de Estado, Philip J. Crowley.

Crowley disse a forma como foi conduzido o caso causa inquietação no governo americano, que o considera "incomum e imprevisto". A revista efetuada no avião militar americano, no aeroporto de Ezeiza (32 km ao sul de Buenos Aires), aconteceu na quinta-feira passada.

O aparelho C-17 Globemaster III da Força Aérea Americana levava "material sensível", destinado a um exercício conjunto, do qual participariam forças de segurança argentinas, e viu parte de sua carga apreendida, porque, segundo a Argentina, não foi declarada com antecedência, explicou Crowley. "Isto não está certo", respondeu o porta-voz a uma pergunta sobre a questão.

Buenos Aires - Em mais um sinal de acirramento nas relações com Wa­­shington, o governo de Cristina Kirchner barrou um avião militar dos Estados Unidos e acusou o país de enviar à Argentina, ilegalmente, uma mala "suspeita" com equipamentos de espionagem, transmissão de dados, drogas e medicamentos vencidos.

O avião americano aterrizou na última quinta no aeroporto de Ezeiza, na grande Buenos Ai­­res. Levava militares e equipamentos para um curso que seria dado à Polícia Federal Argentina, ligada à Presidência, sobre "técnicas de resgate de reféns e ma­­nejo de crises".

No desembarque dos equipamentos, a aduana argentina de­­tectou uma mala que não havia sido declarada, segundo o governo da Argentina. Na última sexta, quando o avião ainda estava retido no aeroporto, o chanceler Héctor Timerman inspecionou pessoalmente a carga.

Por sua decisão, a mala suspeita foi apreendida até que o go­­verno norte-americano dê explicações sobre o que se trata. O chanceler também avisou que fará um protesto formal perante o governo americano.

Segundo a imprensa argentina, Arturo Valenzuela, subsecretário de Estado dos EUA para América Latina, falou com o chanceler argentino por telefone e disse ter ficado surpreso com atitude do governo Kirch­­ner, já que o país sabia e inclusive tinha autorizado a entrada dos equipamentos, que ele pediu de volta.

Ainda de acordo com Valen­­zuela, esses equipamentos, considerados normais, são utilizados em cursos como o que seria dado à polícia da argentina, in­­clusive as drogas (morfina) e os medicamentos vencidos.

Por causa da maleta, o governo de Cristina Kirchner suspendeu o curso.

A relação entre Washing­­ton e Buenos Aires não é ruim, mas vive um momento de ten­­sionamento desde que o presidente Barack Obama anunciou que visitaria Brasil, Chile e El Salvador em seu giro pela América Latina, no próximo mês, mas não a Argentina.

No início deste mês, Timer­­man acusou os EUA de financiar e treinar a polícia metropolitana de Buenos Aires (li­­ga­­da à prefeitura da capital) com "cursos de tortura" e "téc­­nicas golpistas".

Ele se referia ao envio de homens, por decisão do prefeito Mauricio Macri, pré-candidato à Presidência e principal opositor de Cristina, para participar de um curso numa escola em El Salvador criada pelos EUA. Sobre o curso que seria dado pelos mesmos americanos à Polícia Federal, em Buenos Aires, ele nada co­­mentou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]