Bombeiros trabalhando para apagar um incêndio florestal no morro San Javier em Tucumán, Argentina, em 2 de outubro de 2020| Foto: Adrian Lugones / TELAM / AFP
Ouça este conteúdo

Incêndios florestais já atingiram 15 províncias da Argentina em 2020. Segundo informe do Serviço Nacional de Manejo do Fogo (SNMF) desta segunda-feira (5) há ao menos 14 focos ativos. A situação mais preocupante se observa na província de Córdoba, onde a destruição já é a pior dos últimos dez anos. Lá, quase 200 mil hectares foram devastados pelo fogo e mais de 500 bombeiros têm trabalhado nas últimas semanas para conter as chamas.

CARREGANDO :)

Na comunidade de Achiras, no oeste de Córdoba, um grande incêndio estava se aproximando de residências. Em entrevista à rádio Cadena 3, o secretário de Gestão de Riscos Climáticos e Catástrofes da província, Claudio Vignetta, falou nesta segunda-feira que havia uma “faixa de 12 quilômetros de fogo que avança lentamente e contra o vento em direção a Achiras”.

De acordo com o Clarín, o prefeito de Achiras informou que os bombeiros fizeram uma espécie de círculo de contrafogo para tentar proteger a cidade. Algumas famílias foram evacuadas. Na noite de ontem, o incêndio estava a dois quilômetros da localidade, mas, de acordo com o jornal La Voz, moradores ajudaram bombeiros e conseguiram evitar o avanço das chamas.

Publicidade

O governo federal argentino enviou a Córdoba seis aviões, cinco hidrantes e 65 brigadistas para controlar os incêndios. Os bombeiros e autoridades torcem pela chuva para poder controlar os focos com mais facilidade, mas essa é a pior seca dos últimos 65 anos na região. O SNMF considera que 95% dos focos de incêndio são intencionais e que as condições de seca - altas temperaturas, falta de chuvas e baixa umidade - são um “problema adicional” que fazem com que as chamas saiam de controle.

Outras províncias com focos ativos são San Luis, Tucumán, Salta e Formosa.