Berlusconi é famoso por declarações polêmicas. Barack Obama é um homem "bonito e bastante bronzeado"| Foto: Alessia Pierdomenico / Reuters

Organismos de defesa dos Direitos Humanos, a chancelaria argentina e diversas ONGs e associações sociais protestaram nesta quarta-feira (18) contra as declarações irônicas do primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi sobre os desaparecidos da ditadura militar na Argentina (1976-83). Durante um comício na Sardenha, Berlusconi declarou que os denominados "voos da morte" do regime militar argentino eram "belos dias nos quais faziam que (os desaparecidos) descessem dos céus".

CARREGANDO :)

Os "voos da morte" consistiam em jogar - ainda vivos - os presos políticos desde aviões que sobrevoavam a elevada altitude o rio da Prata. Desta forma, os militares conseguiam uma elevada garantia do desaparecimento dos corpos.

A notícia, publicada pelo jornal italiano "L'Unitá" causou intensa polêmica em Buenos Aires, onde está o maior colégio eleitoral italiano no exterior. A chancelaria argentina convocou o embaixador da Itália no país para exigir explicações. A líder da organização Avós da Praça de Mayo, Estela de Carloto, declarou indignada: "nos dói muito a ofensa pronunciada por Berlusconi. Queremos que ele explique o retifique suas declarações". A organização das Mães da Praça de Mayo também protestou: "é uma falta de respeito, ele ignora que estes fatos aberrantes foram delitos contra a Humanidade".

Publicidade

As declarações de Berlusconi coincidem com o pedido de extradição do almirante Emilio Massera emitido pela Justiça italiana há poucos dias.

Massera controlava a Escola de Mecânica da Armada (ESMA), o principal centro de tortura da ditadura, de onde partiam os civis detidos que eram jogados dos aviões.

Berlusconi é famoso por declarações polêmicas. Há poucos meses, afirmou que o então recém-eleito presidente americano Barack Obama era um homem "bastante bronzeado".

Veja também
  • Co-réu de ação contra Berlusconi é condenado na Itália
  • Michael Bloomberg é o bilionário mais poderoso do mundo no ranking da Forbes
  • Autópsia na Itália não mostra irregularidade em morte de Eluana