• Carregando...

A Igreja Católica de Los Angeles prevê vender o Centro Católico arquidiocesano de Los Angeles para pagar as indenizações de 60 milhões de dólares a vítimas de abusos sexuais por parte de alguns sacerdotes, anunciou o cardeal Roger Mahony em comunicado.

"Algumas propriedades serão mantidas para o funcionamento de futuras paróquias, futuras escolas e estabelecimentos ministeriais semelhantes. Preferiríamos mantê-las todas, mas não temos nenhuma saída para arrecadar dinheiro, a não ser com as vendas", explicou Mahony.

O centro é o primeiro dos 50 imóveis identificados como não essenciais.

A arquidiocese de Los Angeles aceitou em dezembro pagar 60 milhões de dólares para solucionar de forma amistosa os processos abertos por 46 vítimas de sacerdotes pedófilos.

Deste montante, 20 milhões serão financiados por seguradoras ficando o restante, 40 milhões de dólares, a cargo da diocese.

A Igreja Católica Apostólica Romana americana desembolsou vários milhões de dólares pelos escândalos de abuso sexual infantil desde o começo de 2002.

Por isso, até agora, cinco dioceses católicas envolvidas nestos escândalos entraram com uma declaração de quebra, por não poderem fazer frente às demandas das vítimas de abuso sexual por parte de sacerdotes e estimadas em centenas de milhões de dólares.

Ficar sob a proteção da lei de quebra permite a diocese em questão continuar funcionando normalmente, com os credores ficando com uma parte dos ativos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]